ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO



 

Homenagem

___________________________________________________________________


Obrigado por tudo, 'seu' Cosmo

Depois de 28 anos de dedicação à APESP - com honestidade,
seriedade e simplicidade - o polivalente Cosmo Legrazie vai agora
"pendurar as chuteiras" e, aos 83, começar uma vida nova de
caminhadas. Por tudo que fez por nós, nossa singela homenagem


 

O ano de 1977 teve acontecimentos memoráveis. Foi quando o regime militar, pressentindo o início de sua derrocada, aplicou um de seus últimos golpes de autoritarismo. Antevendo uma estrondosa vitória institucional da oposição nas eleições do ano seguinte, o general-presidente Ernesto Geisel baixou o Pacote de Abril – que criou a figura do terceiro senador por estado, biônico, indicado indiretamente pelas Assembléias Legislativas; limitava a um piso de seis e a um teto de 55 o número de deputados por Estado, distorcendo a representatividade federativa na Câmara; e ampliava para seis anos o mandato do presidente da República, e que seria o último da gestão verde-oliva.

Foi também um ano que inaugurou um duro período para o coração alvi-verde do paulistano Cosmo Legrazie. Além de marcar o fim a uma série de 22 primaveras sem uma única conquista corintiana, teria início um jejum de títulos pelo Palmeiras que duraria outras 16 temporadas.

Pente-fino no DOE: durante quase três décadas na Apesp, o polivalente Cosmo Legrazie cativou a todos com sua seriedade e simplicidade

Para a Apesp, porém, foi um ano especial. Foi quando, já rodado em sua carreira de contabilista, o Cosmo Legrazie inaugurou uma história de dedicação e profissionalismo à associação. Em 1º de abril de 1977, então com 54 anos e por um salário de cinco mil cruzeiros, seu Cosmo ingressou no quadro de funcionários da entidade na gestão do então presidente Milton Sampaio. Durante esses 28 anos e oito meses encerrados neste 30 de novembro, foi um dedicado e fiel companheiro.

De lá para cá, não houve uma transição de diretoria que tenha prescindido de sua valorosa experiência na administração da entidade. Conviveu com diretores das mais variadas linhas de pensamento e conquistou o respeito de todos. Ensinou, também, muitos funcionários a cuidar do cotidiano da associação.

Com o ídolo palmeirense Waldemar Fiúme – que em 16 anos no único clube em que jogou começou como atacante, passou para o meio-de-campo e terminou como quarto-zagueiro – seu Cosmo atuou em todas as posições no que diz respeito à gestão da Apesp, do trato com as questões orçamentárias e contábeis aos pequenos detalhes administrativos do dia-a-dia. Agora, depois de passar muitas bolas para os companheiros, vinha cuidando do pente-fino no Diário Oficial do Estado, atento a toda e qualquer decisão importante para a carreira e sua entidade de representação.

"Quando entrei aqui, em 1995, passei a aprender tudo com ele. Das questões práticas aos valores como honestidade, seriedade e companheirismo. Com ele comecei a gostar de contabilidade e me senti estimulada a fazer a faculdade de administração", conta Kátia Cristina Moraes, que hoje responde pela área da qual seu Cosmo cuidou por muito tempo. O sentimento de carinho por seu Cosmo estende-se aos demais funcionários com quem convive na sede administrativa da Apesp. A todos chama de "Chuchu". Reciprocamente, tornou-se também mais um "Chuchu" da casa.

Para o presidente da associação, José Damião de Lima Trindade, Cosmo Legrazie simboliza a respeitabilidade característica do conjunto dos funcionários: "Temos uma equipe extremamente dedicada. Tanto é que as diretorias passam e ela continua. Aqui o companheirismo e o profissionalismo sempre prevalecem e o seu Cosmo é uma referência para esse ambiente".

Já aposentado de direito, Cosmo vai agora iniciar seu retiro de fato. Aos 83 anos, sua memória seletiva parece não ser inteiramente simpática a essa expressão – "quando me aposentei? Faz tempo, não me lembro" –, mas ele é sábio o bastante para concordar que é hora de aproveitar a nova fase da vida, com um merecido descanso.

Ele, que já circulou pela Líbero Badaró de bonde, hoje é um adepto rigoroso do ato de caminhar. Percorre a pé, quase todo dia, o trajeto de sua casa na rua Capote Valente (próximo ao Hospital das Clínicas), até o centro da cidade. Nos finais de semana e até mesmo em alguns dias úteis, gosta de andar pela Paulista até o Parque Trianon ao lado da mulher Isabel. Às vezes, na volta para a rua da Consolação, dona Isabel segue para casa e seu Cosmo, para o trabalho.

Agora o casal terá mais tempo para as andanças dessa parceria que já dura 53 anos, para mais passeios ao litoral ("andar na praia é muito melhor"), para os encontros com a filha Marilza e os netos Felipe e Fernanda; e, quem sabe, algumas descompromissadas partidas de baralho com amigos para passar o tempo. Bem, de agora em diante, seu Cosmo, seu tempo é todo seu. Feliz vida nova. E muito, muito obrigado por tudo.

Companheirismo e profissionalismo: marca da equipe de funcionários que têm 
em ‘seu’ Cosmo uma grande referência

E

[1] [2] [3] [4/5] [6] [7] [8]

F