ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

   
 

Boletim Informativo da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP –  Nº 22 - 28.11.2003



Advocacia Pública_____________________________________________________


Entidades lançam movimento em 
defesa da advocacia pública


Entidades representativas de carreiras da advocacia pública deliberaram, no último dia 23 de setembro, pela criação de um movimento nacional em defesa da advocacia pública, denominado União Nacional da Advocacia Pública – UNAP. A entidade, que congrega as associações representativas dos advogados públicos, tem por finalidade coordenar, divulgar e diligenciar ações objetivas no sentido do fortalecimento das carreiras diante das reformas constitucionais que se apresentam, notadamente a previdenciária e a do Poder Judiciário.

A UNAP é formada pelas seguintes entidades: ANAJUR Sindical (Sindicato Nacional dos Advogados da União e dos Advogados das Entidades Federais), ANAPE (Associação Nacional dos Procuradores do Estado), ANPM (Associação Nacional dos Procuradores de Municípios), ANPAF (Associação Nacional dos Procuradores Federais), ANPREV (Associação Nacional dos Procuradores da Previdência Social), ANAUNI (Associação Nacional dos Advogados da União), SINPROFAZ (Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional) e UNIAGU (União Nacional dos Advogados da União).

Coordenada temporariamente pelo presidente da ANAPE, Omar Coêlho de Mello, e pelo presidente do SINPROFAZ, Sérgio Luiz Rodrigues, a UNAP já realizou sua primeira mobilização que consistiu num fórum de debates em defesa da advocacia pública, realizado no dia 20 de novembro, em Brasília-DF, com diversos parlamentares e autoridades da Casa Civil e do Ministério da Justiça. Além disso, a UNAP irá pleitear a veiculação de um programa semanal na TV Justiça.

Deve-se ressaltar que a idéia de se criar uma articulação de caráter nacional que unificasse a luta de todos os advogados públicos do país visando melhor atuar nas discussões sobre a reforma do Judiciário partiu da Comissão do Advogado Público da OAB/SP, na qual a APESP participa ativamente junto com outras entidades paulistas de advogados públicos, em defesa de todos os temas relativos à advocacia pública.

Futuramente, pretende-se que a UNAP seja transformada em uma Confederação das associações da advocacia pública.

 

Congresso dos Procuradores_________________________________

APESP participa do Congresso Nacional de Procuradores do Estado


Cerca de 25 Procuradores do Estado de São Paulo, entre ativos e aposentados, compareceram ao XXIX Congresso Nacional de Procuradores de Estado, realizado em Aracaju, Sergipe, nos dias 5 a 9 de outubro.

O congresso, organizado pela ANAPE em parceria com a Associação dos Procuradores de Sergipe - APESE, teve como tema central os 15 anos de Constituição – em busca de sua plena efetividade. Além da apresentação de teses e palestras, aconteceram outros três eventos: I Encontro Nacional dos Executivos Fiscais, I Encontro Nacional das Corregedorias das PGE’s e Encontro Nacional das Escolas Superiores e dos Centros de Estudos Jurídicos das PGE’s.

Foram discutidas e debatidas cerca de 47 teses, sendo que dez delas apresentadas por Procuradores do Estado de São Paulo.

Discutiu-se também a importância de se lutar pelo aperfeiçoamento dos dispositivos constitucionais relativos à advocacia pública, especialmente para a busca da autonomia financeira, administrativa e funcional.

O evento contou com a participação de cerca de 600 pessoas, entre procuradores do Estado e demais operadores do Direito. Ao final do congresso foi unanimemente aprovada a Carta de Aracaju, reafirmado o compromisso com a advocacia pública e com o melhor gerir o Estado (leia carta ao lado).

 

Carta de Aracaju

Os Procuradores do Estado e do Distrito Federal, reunidos em Aracaju-SE por ocasião do XXIX Congresso Nacional de Procuradores do Estado, reafirmam o seu compromisso com a valorização da Advocacia Pública, dando ênfase aos seguintes pontos:

Defesa intransigente do interesse público, visto sempre como interesse primário da sociedade;

A manutenção das prerrogativas dos Procuradores do Estado, visando a preservar a sua independência funcional, na defesa da legalidade e da moralidade administrativas;

A união da Advocacia Pública, de modo a fortalecer a luta pela sua autonomia administrativa e financeira;
Efetivação de todas as normas constitucionais, especialmente aquelas pertinentes ao correto desempenho da Advocacia do Estado, função essencial à Justiça; e

Conscientização de toda a sociedade da importância da Advocacia Pública para o Estado democrático de direito – objetivo institucional da ANAPE nestes vinte anos de existência.

Aracaju, 09 de outubro de 2003.

 

E

[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8]

F