ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO



 

Homenagem



Paulo Roberto Viviani Valença
(19/02/1955 a 02/09/2007)

O colega Paulo Roberto Viviani Valença – falecido no último dia 2 de setembro – dedicou-se generosamente aos familiares e amigos, com carinho, respeito e sabedoria.

Magnânimo em seus atos, o doutor Paulo expressava ética e abnegação, em labuta diária pela valorização da advocacia pública e pelo resguardo do interesse público.

Graduou-se bacharel em Direito em 1979, pela Faculdade de Direito da Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha. Em 22/09/1980, ingressou na PGE e, em 19/06/1993, assumiu o cargo de procurador chefe da PR de Marília, função exercida até o seu falecimento. O profícuo período de 14 anos à frente da chefia da Regional construiu sólidos laços de amizade. A seguir, os colegas da Regional rendem suas homenagens ao estimado amigo:

“Faz dez anos que cheguei à Regional. Não estava nos meus planos ficar tanto, afinal vivia há muito tempo na Capital. Mas conheci o dr. Paulo, chefe da PR. Pressenti, de imediato, uma grande amizade.

Não me enganei. Dr. Paulo tornou-se um querido amigo e a convivência com ele revelou-se um grande aprendizado. Caráter, honestidade, humildade, simplicidade, tolerância, respeito ao próximo, dedicação ao trabalho e competência estavam presentes no seu cotidiano. Dr. Paulo, com certeza, foi motivo determinante para que eu permanecesse nesta cidade. Com sua morte, perdemos um ser humano incomparável. Quanta saudade!”
Maria Lucia M.F.Gonçalves, procuradora classificada na PR de Marília.

“Por aqui, a saudade do brilhante procurador, do natural líder e, sobretudo, do incomparável amigo (meu pai em Marília) Paulo Roberto Viviani Valença é enorme! A PR 11 prosseguirá e todos nós que aqui estamos (somos em 13, atualmente) – tenho certeza disso – procuraremos seguir o caminho que o comandante nato (o decano dos chefes, como em delicada mensagem o chefe de Ribeirão Preto, Paulo Neme, se referiu à sabedoria e experiência dele) sempre nos indicou com naturalidade, paciência e prudência.

Os exemplos de ética no trato da coisa pública e extremado zelo no desempenho das atribuições funcionais, que ele diariamente transmitiu-me nestes meus nove anos de PGE SP (PR 11), ficarão para sempre impregnados na minha alma. Eternamente grato, querido amigo!”
Thiago Pucci Bego, procurador classificado na PR de Marília.

“As manifestações de carinho e solidariedade que recebemos de todos os cantos da Procuradoria Geral do Estado, bem demonstram o quanto era querido nosso amigo Paulo Roberto Viviani Valença. Nós que tivemos o privilégio de desfrutar de sua companhia, intensa e qualificada, jamais nos acostumaremos com sua ausência tão precoce. Guardaremos para sempre seus exemplos de humildade, retidão, profissionalismo e respeito ao próximo que permanecerão na eternidade de nossas lembranças e reflexões”.
Ricardo Pinha Alonso, procurador classificado na PR de Marília.

“Com alguma freqüência, de sorte às vezes acirrada, porém com muito respeito, debatíamos questões acerca dos destinos da instituição, da carreira, a valorização da Advocacia Pública e dos servidores. Tinha pelo ofício um zelo quase que familiar. Decerto havia chegado a sua hora, depois de cumprida a tarefa com honradez inigualável. Sempre procurou o lado bom das criaturas, dando a elas o seu melhor. Não posso esconder que sua vida me deixou inspiração, sua memória é uma bênção, de tal sorte que para mim, chefe, você nunca deixará de ser um exemplo de vida. Queria ver essa eterna saudade e profunda gratidão petrificada, perpetuada no edifício sede da Regional. Valeu Paulão!”
Excerto do artigo “Dr.Paulo, o Grande Comandante”, de José Corrêa Carlos, procurador classificado na PR de Marília.

Maria Isaura D'Addio
(19/10/1930 a 14/10/2007

Desde 1954, quando foi aprovada em concurso público para atuar como secretária executiva no departamento de Engenharia da Caixa Econômica Federal, até a aposentadoria, em 1997, como procuradora de Estado, MariaIsaura D’Addio – falecida em outubro último – dedicou-se por 42 anos ao serviço público.

Em 1965, bacharelou-se em Direito pela Universidade Mackenzie. Empossada na PGE em 1970, foi classificada na PAJ, Unidade onde atuou por toda a sua trajetória na Instituição. Inicialmente lotada na Vara de Execuções Criminais, foi transferida para a Vara do Júri, em 1971. Em 1997, aposentou-se no cargo de procuradora chefe do Júri e do Setor de Documentos Públicos. Entre 1992 e 2004, representou a PGE como conselheira penitenciária.

Foi ainda representante da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de São José dos Campos, repercutindo em congressos mundiais – Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Grécia – os objetivos da entidade e os índices de recuperação dos egressos do sistema prisional.

Entre 1975 e 1995, participou de congressos e seminários de Direito por todo o Brasil e no exterior – na Universidade de Nova Iorque, no John Jay College of Criminal Justice, na Universidade de Lisboa, Universidade Sorbonne, entre outros.

Aposentada pela PGE, continuou militando na advocacia voltada à assistência judiciária, pela qual sempre dedicou-se com fervor e abnegação. 

E

[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8]

F