ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO



 

Perfil


Com trajetória de 50 anos, Silva Coelho dignifica advocacia pública


Dra. Anna Cândida da Cunha Ferraz (4a da esq. para a dir.) e Dr. José da Silva Coelho (5° da esq. para a dir.) – então chefe da Subprocuradoria de Botucatu – e grupo de procuradores e funcionários da Unidade (foto de 1976). Até a década de 70, a Subprocuradoria mantinha o
status das atuais sedes de Regionais.

 

 


“A sabedoria é filha da experiência”
Leonardo da Vinci

 

José da Silva Coelho, natural de Botucatu, é um exemplo de abnegação à PGE e de luta pelo interesse público. Nascido em 1916, tornou-se bacharel em direito, pelo Largo São Francisco, em 1951, aos 35 anos. No mesmo ano, foi aprovado por meio de concurso público como fiscal de rendas, cargo desempenhado entre 1952 e 1958. Ingressou na PGE – aprovado no certame para advogado do Estado – em 1958.

Até aposentadoria em 1982, o colega trilhou um caminho de sucesso na Instituição: foi corregedor geral e procurador chefe da então Subprocuradoria Regional de Botucatu. Na década de 70, o fechamento da Delegacia Tributária da cidade acarretou na vinculação da Subprocuradoria à PR de Sorocaba.

Aos 92 anos, relembra que sua história funde-se com a construção da então Subprocuradoria. Contudo, admite as dificuldades da época. “Ganhávamos muito pouco, aproximadamente R$ 600, em tempo integral. Hoje temos a chegada de novos procuradores, muito bons e cheios de entusiasmo. Isso é importante para exercer um bom trabalho”, afirma. 

De origem humilde, Silva Coelho viveu e trabalhou na roça até os 10 anos. Durante o curso primário – atualmente designado ensino fundamental – trabalhou como vendedor ambulante e freqüentou escola de contabilidade e datilografia.

O procurador serviu o Exército, no 2º Regimento de Cavalaria Divisionária, dando baixa, por conclusão de tempo militar, no posto de cabo. Depois disso, retornou à vida rural, onde permaneceu dos 18 aos 20 anos. Novamente, deixou o campo, e dessa vez, para trabalhar no serviço público de Campinas, no Serviço Especial de Defesa contra a Febre Amarela. Alguns meses depois, foi promovido a auxiliar de escritório e secretário.

O procurador apresenta um histórico de envolvimento com as questões sociais, pregresso à atuação como funcionário público. Sempre zelando pelo patrimônio e em prol de Botucatu, liderou o movimento contra a escassez de energia elétrica no município. Com a extinção do serviço de secretário do Serviço Especial de Defesa contra a Febre Amarela, Dr. Silva Coelho empregou-se na Associação Comercial – função exercida por 16 anos – e obteve aval da entidade, da Prefeitura e da Cúria Diocesana para representar cidade, com relação ao grave assunto, no Conselho Nacional de Águas e Energia Elétrica, no Rio de Janeiro.

Após imediata reunião, o Conselho intimou as duas concessionárias existentes no município a se pronunciarem no prazo de 30 dias sobre a capacidade de atender à demanda. As concessionárias não se julgavam responsáveis em atender à comunidade e as novas edificações estavam impedidas de realizar novas ligações à rede elétrica.

Do ultimatum resultou a união das empresas, fato que colocou fim à crise. A política também esteve presente na trajetória de Silva Coelho. Em Botucatu, elegeu-se vereador, em 1947, e vice-prefeito, em 1964. Além disso, disputou eleições para deputado estadual e prefeito. O procurador desempenhou ainda atividades jornalísticas, ao contribuir como correspondente do Jornal de São Paulo, da Folha da Manhã, do Estado de S. Paulo e A Democracia – publicação editada pela UDN.

Taubaté rende homenagens a procuradora do Estado

A Câmara Municipal de Taubaté realizou, no dia 10 de agosto, uma solenidade para comemorar o Dia do Advogado e homenagear a procuradora do Estado Lorete Garcia Sandeville, o advogado José Alves e o delegado Paulo Roberto.

Lorete é bacharela pela PUC SP, pós-graduada em Direito Penal pela USP e em Direito Processual Penal pela Universidade de Taubaté (Unitau). Além de participar de vários seminários, foi professora da Escola Superior de Advocacia da OAB/Taubaté e é membro da banca examinadora de direito penal.

Ingressou na carreira de procuradora do Estado em 1987, atuando em Presidente Prudente, Ubatuba e Tremembé. Atualmente está classificada na PR de Taubaté. Segundo o presidente da Subseção da OAB de Tremembé Paulo Alexandre Filho, a homenagem é em reconhecimento ao trabalho realizado com a comunidade carente de Taubaté, “aliando caráter, simplicidade e extraordinário conhecimento jurídico”. O vereador Chico Saad (PMDB), que representou a Câmara Municipal de Taubaté, ressaltou a importância dos advogados para a sociedade, criticando contudo a “proliferação indiscriminada” dos cursos jurídicos no país.

 

E

[1] [2] [3] [4/5][6] [7] [8]

F