ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 


Boletim Informativo da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP –  Nº 62 - 07.06.2006 



Reforma da Previdência _________________________________________________________

Conap discute projeto estadual de previdência com técnicos da Secretaria da Fazenda e IPESP

Em 24 de maio, entidades representativas do funcionalismo público – organizadas no Comitê das Entidades Representativas dos Agentes Públicos do Estado de São Paulo, CONAP – reuniram-se com técnicos da Secretaria da Fazenda e com a superintendência do IPESP, para discutir o projeto de lei complementar n° 30/2005 que cria a SP PREV, entidade gestora do regime próprio de previdência dos servidores públicos civis e militares do Estado. O PLC foi encaminhado pelo ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin à Assembléia Legislativa, em 30 de setembro de 2005 (cópia integral do projeto já se encontra no site da APESP (www.apesp.org.br).

A secretária geral da APESP, Marcia Junqueira Sallowicz Zanotti, foi a representante da entidade no encontro, prestigiado também pela Associação Paulista de Magistrados, APAMAGIS, a Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo, AFRESP, Sindicato dos Agentes Fiscais do Estado, SINAFRESP, Associação das Pensionistas dos Agentes Fiscais de Renda do Estado, APAFRESP, e a Associação dos Funcionários Públicos do Estado, AFPESP. A Secretaria da Fazenda enviou como representantes a dra. Emilia Ticami, coordenadora da CAF, a dra. Maria Aparecida Patriarcha, assistente da CAF e os consultores José Cechim e Eraldo de Oliveira. Pelo IPESP, esteve presente dr. Isamu Otake, superintendente da autarquia.

Os técnicos da Fazenda e o superintendente do IPESP expuseram os principais pontos do projeto e a necessidade de sua aprovação para que o Estado de São Paulo adeque-se ao que está previsto na emenda constitucional n° 41. Os representantes das entidades, por sua vez, manifestaram discordância com vários pontos do projeto, dentre os quais os seguintes: a) escolha dos Diretores e atribuições. No projeto os diretores são escolhidos pelo Governador do Estado e suas atribuições são definidas em Decreto. As entidades, por sua vez, pretendem que os diretores sejam escolhidos pelo Conselho de Administração e que suas atribuições sejam definidas pelo Conselho;
b) escolha do Presidente do Conselho Administrativo. Pelo projeto a escolha é feita pelo governador. As entidades pretendem que a escolha seja feita pelos próprios membros do Conselho de Administração; c) composição do Conselho Administrativo. Na proposta do governo não há paridade entre o número de representantes do Poder Executivo com o dos demais servidores. Todavia, o principal ponto de discórdia é o não reconhecimento do passivo financeiro que o Estado tem com o IPESP. Se essa situação não for corrigida, abrir-se-á possibilidade de aumento expressivo (e eventualmente abusivo) da contribuição previdenciária dos servidores. Nesse sentido, as entidades presentes solicitaram que o Governo acate as alterações sugeridas nas emendas ao projeto – entre as quais a que trata do passivo atuarial, apresentada pelo deputado estadual Roberto Felício. Infelizmente, os técnicos presentes não concordaram com essa modificação, razão pela qual não se pôde avançar na questão. Se isso não for superado, as entidades não aceitarão sequer discutir os demais pontos do projeto.



Dívida ativa __________________________________________________________________

Entidades fazem corpo a corpo no Senado contra proposta de terceirização da dívida ativa

A associação Nacional dos Procuradores de Estado, ANAPE, iniciou um "corpo - a - corpo" com o objetivo de convencer os senadores pela não aprovação da Proposta de Resolução do Senado n° 57, de autoria do senador Sérgio Cabral, que autoriza a terceirização da cobrança da dívida ativa dos Estados, Distrito federal e municípios. A proposta já foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos e aguarda votação em plenário.

Nesta luta, a ANAPE tem o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros, do Ministério Público, dos servidores da Fiscalização, dos delegados de polícia e dos defensores públicos, além de associações nacionais de carreiras típicas de Estado. Um ofício redigido por Sandra Couto, procuradora do Estado do Amazonas – uma das maiores especialistas em direito tributário do Brasil – e assinado por todas as entidades mencionadas, será encaminhado a todos os senadores, Governadores e Secretários estaduais de Fazenda (leia a integra do ofício na página seguinte).

Eleições na ANAPE. Em 16 de maio, foi realizada a eleição para a Diretoria e Conselhos da ANAPE. A chapa única, presidida pelo colega Ronald Bicca, procurador do Estado de Goiás, foi eleita com mais de 96% do total de votos. O ex-presidente da APESP, José Damião Trindade, também integra a nova diretoria, como presidente do Conselho Consultivo.

 

E

[1] [2] [3] [4]  

F