ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

   
 

Boletim Informativo da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP –  Nº 50 - 20.07.2004



Boletim 45 __________________________________________________________________


Paridade já, e numa só tacada!

Chega o ano de 2005 e mesmo com toda mobilização, os procuradores não alcançaram ainda a tão almejada paridade remuneratória. Muitas foram as vezes em que a sala de reunião do Conselho da PGE esteve tomada de procuradores e procuradoras exigindo o cumprimento daquilo que foi prometido há tanto tempo. O APESP EM MOVIMENTO nº 45, de 6 de abril de 2005, convocava todos novamente à luta. A chamada para a reunião de 13 de abril trazia uma foto de um encontro anterior, em 31 de março, quando a sala do Conselho encontrava-se lotada de procuradores representando as diversas Unidades da PGE e exigindo a volta da paridade.

A expectativa era de que naquele dia 13, fosse finalmente anunciada a paridade. O boletim apresentava dados que comprovavam a viabilidade da reivindicação: em 2004, a arrecadação da verba honorária foi 26% superior à arrecadação de 2003, crescimento que se mantinha; só no mês de março os procuradores arrecadaram para o Fundo da Verba Honorária mais de 6 milhões de reais. O boletim informava sobre o abaixo-assinado subscrito por quase 600 procuradores, exigindo a paridade, e entregue ao procurador-geral em 6 de abril. 

Aquele APESP EM MOVIMENTO refletia o grito da carreira que era um só: "a exigência do cumprimento da consigna lançada pelo próprio procurador-geral no ano passado, ou seja: em 2005, paridade numa só tacada!" E terminava com o brado: "Chegou a hora de conferirmos."


Boletim 47 __________________________________________________________________


Quanto mais cedo melhor... nós também achamos

Nova decepção. A reunião do Conselho de 13 de abril não trouxe a tão esperada notícia. Apesar da protelação, a Apesp buscou a melhor maneira de resolver a questão. Se a "parte política" era o problema, fomos tentar solucioná-lo. O APESP EM MOVIMENTO nº 47, de 24 de maio de 2005, noticiou a audiência concedida pelo secretário da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, Arnaldo Madeira, a representantes da Apesp, do SindiproesP e do Conselho da PGE.

Foi informado ao secretário o clima de ansiedade vivido pela carreira e a preocupação com o ressurgimento do êxodo de procuradores para outras carreiras jurídicas. O secretário comprometeu-se a levar a questão ao governador. Prazo? "Quanto mais cedo resolvermos isso, melhor", anunciou, ressaltando que a decisão seria do governador.

O boletim noticiava, ainda, a audiência pública realizada em 19 de maio, na Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, que tratou da criação da Defensoria Pública de São Paulo.

Esses dois assuntos tiveram, recentemente, avanços. O projeto de lei para a criação da 

Defensoria Pública foi, finalmente, remetido à Assembléia Legislativa no dia 12 de julho. E a reconquista da nossa paridade remuneratória com as demais carreiras jurídicas do Estado, de tanto adiada, já virá sem aquele bom gostinho de vitória, ainda que vitória parcial. Mas, sem luta, nem isso teríamos. Portanto, fica aqui esta lição espelhada nos 50 números do APESP EM MOVIMENTO: a luta, como sempre, continua !

E

[1] [2] [3] [4]

F