ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 


Boletim Informativo da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP –  Nº 50 - 20.07.2005 



Boletim 13 ___________________________________________________________________

Quando tudo parecia perdido

Na época da edição do APESP EM MOVIMENTO, nº 13, 14 de maio de 2003, a carreira estava em polvorosa. O reajuste de 11,7% sobre a verba honorária mal recompunha as perdas com a inflação acumulada no ano anterior e não havia qualquer garantia futura. A reforma da Previdência ameaçava a aposentadoria integral, a paridade entre ativos e aposentados, assim como pretendia nos impor um subteto remuneratório que acarretava em redução salarial e cobrar contribuição dos inativos. A nomeação dos novos procuradores ainda não havia acontecido e, mais, estava adiada por tempo indefinido.

Longe de esmorecer, o boletim traduzia o ânimo dos procuradores. Todos convocados para uma assembléia geral extraordinária que, realizada em 23 de maio de 2003, culminou num dos mais importantes movimentos realizados pela carreira em prol da tão buscada paridade remuneratória.

O APESP EM MOVIMENTO traduz em números a transparência administrativa da entidade, com a publicação do seu balanço patrimonial. Outras notícias: as emendas sugeridas pela Apesp às propostas de minuta da Nova Lei Orgânica da PGE e da Lei da Defensoria Pública e a luta do Comitê Nacional de Entidades de Agentes Públicos (Conap), na discussão da proposta do governo estadual de instituir a cobrança de uma alíquota sobre a remuneração dos funcionários para financiar aposentadorias.


Boletim 18 __________________________________________________________________
_

Os bastidores da primeira batalha

De forma emocionada, num estilo que traduzia o nervosismo vivido pelos que, em Brasília, representavam os procuradores do Estado, o APESP EM MOVIMENTO nº 18, de 11 de agosto de 2003, descrevia os tensos bastidores da batalha pela emenda do subteto. A proposta original do governo na reforma da Previdência estabelecia o cálculo da aposentadoria pela média de todas as contribuições, além do fim da paridade de reajuste aos aposentados e subteto do governador para todos. Os procuradores, naquele ano, participaram de marcha em Brasília (11 de junho) e dos protestos dos servidores (8 de julho), mas foi no corpo a corpo com os parlamentares no Congresso Nacional que foi alcançada a alteração do subteto. A batalha teve lances de grande emoção e até de sorte, quando o presidente da Apesp, num de seus vôos semanais para a capital federal, viu sentar-se ao seu lado o deputado Walter Feldman (PSDB/SP) e "tratou febrilmente de convencer o deputado da necessidade de os procuradores dos estados obterem o mesmo teto remuneratório das demais carreiras jurídicas, sob pena de esboroarem-se as PGEs". Era o dia 5 de agosto.

O boletim descreveu cada movimento da dura articulação realizada pelos 23 procuradores de São Paulo: das dificuldades para conseguir um partido que apresentasse um destaque para votação em separado da nossa emenda até a preocupação com o adiamento da votação. Longa batalha iniciada na noite de 5 para 6 de agosto e encerrada na madrugada de 7 de agosto com a aprovação da nossa emenda.

EXPEDIENTE
Informe da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo - APESP
Veja o Apesp em Movimento pela internet: www.apesp.org.br - E-mail: apesp@apesp.org.br
Redação: R. Líbero Badaró, 377, 23° andar, cj. 2308 - CEP 01009-906 - São Paulo - SP 
 Tel: (11) 3293-0800  Fax: (11) 3293-0809

E

[1] [2] [3] [4]  

F