ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

   
 

Boletim Informativo da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP –  Nº 43 - 03.02.2005



Mentes brilhantes de nossa carreia ________________________________________________

Duas procuradoras recebem prêmio "O Estado 
em Juízo" por ação contra preconceito racial

Em concorrida cerimônia realizada no auditório do Centro de Estudos da PGE no dia 15 de dezembro, nossas colegas e associadas da APESP, Flávia Cristina Piovesan e Maria Regina Focaccia, receberam o prêmio "O Estado em Juízo" relativo ao ano de 2003. 

O trabalho premiado foi o conjunto de peças de uma Ação Civil Pública ajuizada pelas duas procuradoras, em nome da PGE, contra uma campanha publicitária de caráter racista, em que outdoors espalhados pela cidade de São Paulo reproduziam a imagem de um adolescente negro, portando uma arma de fogo, ao lado do slogan "Você é da paz, eles não: vamos desarmar os bandidos. Não os cidadãos de bem".  


A ação atingiu plenamente seu objetivo: a muito conhecida agência Mainardi Propaganda Ltda, responsável pela publicidade veiculada, foi obrigada a recolher os outdoors preconceituosos. 

Um equipe harmoniosa – Em seus discursos, as colegas premiadas agradeceram emocionadas pela láurea recebida e foram muito enfáticas ao destacarem que, à época dos fatos, receberam estímulo do Movimento Negro de São Paulo e irrestrito apoio jurídico e administrativo do Grupo de Trabalho de Direitos Humanos da PGE e do então Procurador Geral, Dr. Márcio Sotelo Felippe, além de outros colegas e familiares que com elas partilharam do esforço que redundou na ação vitoriosa.

Maria Regina Focaccia e Flávia Piovesan, no coquetel oferecido pela APESP

Representando o atual Procurador Geral, que esteve impossibilitado de comparecer à cerimônia, o Procurador Geral Adjunto, Dr. José do Carmo Mendes Júnior, declarou, também emocionado, que a ação foi um marco na história PGE. "Foi um passo gigantesco na nova Procuradoria: pró-ativa e apta a enfrentar desafios. As colegas procuradoras foram as pontas de lança de nossa Instituição", reiterou o Procurador Geral Adjunto. 

Após a cerimônia, foi servido um coquetel, oferecido pela APESP aos procuradores, familiares e amigos presentes. A diretoria da APESP tem orgulho em cumprimentar publicamente às dignas e combativas colegas Flávia Cristina Piovesan e Maria Regina Focaccia por sua brilhante atuação processual na defesa dos Direitos Humanos. 

O trabalho premiado das duas colegas pode ser lido na íntegra no site da APESP na internet www.apesp.org.br em seu "Canal Associados".


Conselheiros eleitos para o biênio 2005/2006 tomam posse

Em solenidade realizada no dia 6 de janeiro, no auditório do Centro de Estudos da PGE, tomaram posse os Conselheiros eleitos para o biênio 2005/2006. Ao concorrido evento, compareceram, além do Procurador Geral do Estado e de integrantes do Gabinete da PGE, representantes da APESP, Sindiproesp e muitos colegas que, praticamente, lotaram o auditório. No evento, discursaram o Dr. Vitore Maximiniano, conselheiro representando o Conselho de 2003/2004, o Conselheiro mais votado, Dr. Rogério Pereira da Silva, o Vice-Presidente da APESP, Dr. Dirceu José Vieira Chrysóstomo, que na ocasião representou o Presidente que esteve impossibilitado de comparecer, a Tesoureira Geral do Sindiproesp, Dra. Mônica de Melo e o Senhor Procurador Geral do Estado. Após o evento, foi servido um coquetel, patrocinado pela APESP e organizado pela Diretora Social, Dra. Adriana Moresco.

E

[1] [2] [3] [4]

F