ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

   
 

Boletim Informativo da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP –  Nº 34 - 19.07.2004



Contra o "reajuste ZERO" !

Procuradores do Estado fazem
"arrastão" na Assembléia Legislativa

Agora, todos os deputados estaduais, de todos os partidos políticos, já sabem que a recuperação
da nossa paridade remuneratória com a Magistratura e o MP é condição para a boa defesa do 
patrimônio público
  e
para a defesa com qualidade dos direitos dos carentes. Vamos ficar
 
de olho para ver quantos deles demonstrarão compromisso com essas bandeiras.


Dia 6 de julho, terça-feira à tarde, em plena semana de início de férias de grande parte de nossa carreira.

Mesmo assim, perto de 40 colegas, cumprindo uma das decisões da Assembléia Geral Extraordinária da APESP realizada em 25 de junho, compareceram à Assembléia Legislativa e fizeram um verdadeiro "arrastão" nos gabinetes de todos os deputados estaduais, de todos os partidos políticos, para denunciar o transe e o inconformismo que se abatem sobre nossa instituição por conta do malfadado "reajuste ZERO".

Foram mantidas conversas diretas com dezenas de deputados e com outras dezenas de chefes de gabinetes ou assessores dos parlamentares que não foram encontrados.

Havia muito entusiasmo entre os Procuradores participantes do "arrastão", expressando que nossa carreira não se dará por vencida, nem interromperá a luta pelo restabelecimento da paridade remuneratória com a Magistratura e o MP.

Todos os gabinetes dos deputados receberam um texto argumentativo assinado pelos presidentes da APESP e do SindiproesP, demonstrando que, muito mais do que uma questão salarial, a recuperação da paridade é fundamental para o fortalecimento da PGE, para a boa defesa do patrimônio público, do interesse social e dos direitos dos mais pobres. Dezenas de parlamentares expressaram simpatia pela causa.

O texto integral do documento distribuído aos deputados será publicado, na íntegra, na oitava página da próxima edição de "O PROCURADOR", o jornal da bimestral da APESP, na edição que circulará já na semana que vem. Não deixe de ler.


Reforma do Judiciário __________________________________________________________

Senado aprova texto base da reforma do Judiciário

O plenário do Senado aprovou no último dia 07 de julho o texto base da Proposta de Emenda Constitucional da Reforma do Judiciário, por 62 votos favoráveis e um contra (apenas o Senador petista Geraldo Mesquita Junior votou contra). 

Após a votação, o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), comunicou que os destaques para votação em separado (DVS) apresentados (dentre eles o que atribui autonomia às PGEs) só serão votados em agosto. Após a votação dos destaques, será procedida à votação da PEC em segundo turno, que se aprovada possibilitará a promulgação da Emenda Constitucional.

Uma comissão de líderes definirá o procedimento para a votação dos 175 destaques. Além disso, uma segunda parte da reforma que já está sendo chamada de PEC "paralela" do Judiciário retornará à Câmara para nova votação. O principal ponto dessa PEC é a súmula impeditiva que não permite que matérias infraconstitucionais já julgadas pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) e TST (Tribunal Superior do Trabalho) passem por novo julgamento.

O texto aprovado, entre outros pontos, instaura a súmula vinculante para as decisões do STF (Supremo Tribunal Federal), o controle externo do Judiciário e do Ministério Público, a quarentena para os membros do Judiciário que ficarão impedidos de exercer a advocacia perante o último local de atuação antes de três anos do afastamento. Um dos grandes pontos aprovados é a concessão das autonomias admi-nistrativa, financeira, orçamentária e funcional às Defensorias Públicas.

O DVS da autonomia das PGEs continua "vetado" pelo governo federal e pelos governadores. Dos 49 senadores necessários para aprová-lo, temos, até agora, 40 votos. Prosseguimos na busca dos 9 votos faltantes.


   

E

[1] [2] [3] [4] [5] [6]

F