Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo - APESP

 

 

APESP  EM MOVIMENTO

Boletim informativo da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP – Nº 14 - 02.06.2003

 

          

Reforma estadual da Previdência _____________________________________

Corte em nossa remuneração: Governador 
quer cobrar 5% para aposentadorias

Ignorando completamente os apelos de inúmeras entidades de servidores estaduais, dentre elas a APESP e o SindiproesP, o governador do Estado remeteu à Assembléia Legislativa o projeto de Lei Complementar n° 9/2003, publicado no DOE de 21/05 (pág. 14, caderno Legislativo), instituindo a retenção de 5% sobre a totalidade da remuneração dos servidores civis e militares da ativa no Estado, para custeio de aposentadorias – incidindo, portanto, sobre vencimentos, vantagens pessoais, verba honorária e qualquer outra espécie de remuneração.

Na justificativa, o governador deixou claro que esse será apenas o primeiro passo de uma "reforma" previdenciária mais ampla no âmbito do Estado, que será depois "completada" com as medidas a serem aprovadas pelo Congresso Nacional.

O projeto foi encaminhado à Assembléia Legislativa para tramitação em REGIME DE URGÊNCIA (art. 26 da Constituição estadual), o que significa que o prazo para a apresentação de emendas esgotou-se em apenas 24 horas, ou seja, no dia seguinte à publicação – o que evidenciou o propósito do governador de evitar a ampliação do debate sobre sua propositura.

No mesmo dia, a APESP conseguiu articular uma reunião de emergência com diretores da APAMAGIS, APMP, SindiproesP, AFRESP, AFPESP e ADEPOL, para buscar apoio parlamentar para a rejeição do projeto. Mas, como a rejeição logo mostrou-se inviável, face à esmagadora maioria com que conta o governador na Assembléia Legislativa, essas entidades imediatamente minutaram emendas ao projeto, para tentar torná-lo menos nocivo aos servidores.

O ideal, certamente, seria ter sido possível democratizar amplamente a discussão sobre as emendas àquele projeto. Todavia, a imposição pelo governador de tramitação em regime de urgência impediu essa democratização.

Foram as seguintes as emendas consensuais entre as entidades de servidores, já encaminhadas: a) assegurando que os recursos oriundos da nova alíquota de 5% sejam administrados pelo IPESP (e não pelo Tesouro, como constou), para se evitar seu desvio para outras finalidades; b) especificando que esses recursos serão destinados exclusivamente para compor o custeio dos proventos das aposentadorias dos servidores civis e da reforma dos servidores militares do Estado; c) assegurando que, além desses recursos, o custeio da previdência estadual será também complementado por aportes financeiros do Estado, em montante suficiente à manutenção do sistema; d) estabelecendo que os servidores que optarem por permanecer na ativa após atingirem as condições de se aposentarem, ficarão isentos, não só do pagamento da nova alíquota de 5% para aposentadorias (como prevê o projeto), mas também da contribuição já existente de 6% para pensões.

Essas emendas foram apresentadas formalmente pelos deputados estaduais Romeu Tuma Jr. (PPS), da base parlamentar governista, e Renato Simões (PT), da bancada da oposição, a pedido das entidades de servidores estaduais.

Dezenas de outras emendas foram apresentadas por outros parlamentares.

Inicia-se, agora, um intenso trabalho de "corpo-a-corpo" junto aos deputados estaduais, para buscar minimizar os danos que o projeto traz aos servidores.


Assessoria de imprensa da APESP

A APESP contratou, em março último, a empresa E-Conteúdo – Assessoria de Comunicação para prestar serviços de assessoria de imprensa e relações públicas. Inicia-se, assim, um trabalho contínuo junto aos meios de comunicação, cujos resultados só serão percebidos a médio e longo prazos. Para a sugestão de matérias ou propostas de artigos para publicação, os associados da APESP poderão entrar em contato com a jornalista BIBIANA RIEDHORST, responsável pelo atendimento à APESP naquela empresa, pelos telefones (11) 3045-5432 e (11) 9184-4770, ou pelo e-mail: bibiana@econteudo.com.br .

E

[1] [2] [3] [4] [5] [6]  

F

Estatuto

Dirigentes

Eventos

Início

Serviços

Links

Mapa