ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 


Boletim Informativo da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP –  Nº 70 - 27.07.2007 




"Voz das Regionais" estreita laços com o interior

A última edição do Jornal do Procurador trouxe uma nova seção intitulada "Voz das Regionais", com o objetivo de apresentar a situação estrutural das unidades que compõe a PGE.

As atuais visitas dão prosse-guimento ao projeto – iniciado ainda em março de 2005 –, que abriu as discussões com a carreira acerca da necessidade urgente de se efetuar uma completa reestruturação da PGE.

Nas primeiras visitas, pode-se constatar os efeitos positivos de alguns pleitos – levantados quando da primeira fase do trabalho –, já em pleno funcionamento. O transporte de processos judiciais, por meio de malotes, possibilitou tirar os procuradores das estradas e do estafante trabalho de carregar processos judiciais pelos corredores dos Fóruns, muitas vezes sem qualquer auxílio e com muito desgaste. Com tão pouco tempo de uso, o novo sistema já se tornou imprescindível. De forma similar, o credenciamento de contadores, que hoje elaboram ou conferem cálculos, desonerou os procuradores de uma incumbência presente no rol de suas atividades.

Outra novidade é a extensão das bancas especializadas às unidades do interior, uma revolução que veio para ficar, sobretudo em razão das novas atribuições conferidas à PGE.

Na visitas foi possível constatar também o anseio unânime dos colegas em ver implementadas outras medidas, que visam a resgatar, definitivamente, a dignidade funcional dos procuradores do Estado. A realização de concurso público para contratação de funcionários administrativos, promoção desvinculada, gratificação por substituição e por atendimento às comarcas consideradas de difícil acesso no restante do Estado, dentre outras, foram questões discutidas com os colegas. Nota-se claramente um consenso de ter chegado o momento para se dar uma solução definitiva a essas questões. A Instituição ganhará muito com isso, pois sairá fortalecida, e reflexamente o interesse público. Espera-se que, tão logo superada a discussão acerca da paridade e do sistema remuneratório, sejam abertos os debates, no Conselho da PGE, visando ao inicio da implantação dessas medidas.

Paulo Novaes, diretor de comunicações da APESP, vem coordenando a equipe de comunicação durante as visitas às Regionais.

Visitas já realizadas:

PR Grande São Paulo, PR Ribeirão Preto, PR Bauru, PR Santos e PR Sorocaba.

 

E

[1] [2] [3] [4]  

F