ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

APESP  EM MOVIMENTO

Boletim Informativo da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP –  Nº 67 - 31.01.2007



Concurso de remoção


Realizou-se, no dia 20 de dezembro, na sede social da APESP, o maior concurso de remoção da história da PGE. Dos 556 procuradores inscritos, 120 não compareceram à sessão, 75 desistiram e 361 manifestaram opção por alterar sua classificação.

Aprovado por unanimidade pelo Conselho da PGE, no dia 09 de novembro, o concurso ofereceu 268 vagas no total; 37 para a Consultoria e 231 para o Contencioso. O concurso teve a colaboração logística da APESP e transcorreu sem qualquer incidente. Foi o maior concurso de remoção já realizado na PGE e sua importância se evidencia porque dará um novo perfil à Procuradoria Geral do Estado, com um maior contingente de procuradores, cujas atribuições serão, a partir da desvinculação do serviço de assistência judiciária, voltadas unicamente à defesa e à fiscalização da administração pública.

O então procurador geral do Estado, Elival da Silva Ramos, anunciou no dia 30 de novembro que o concurso de remoção fora suspenso tempora-riamente por liminar concedida a um colega que pleiteava reserva de vaga baseada na "união de cônjuges". Contudo, a decisão determinou a suspensão total do concurso. A PGE, visando a manter o cronograma do certame, questionou a medida judicial, e, no dia 14 de dezembro, Elival noticiou que o Contencioso conseguira reverter a suspensão, assegurando, assim, a realização do concurso.


APESP visita o novo Procurador Geral



Em 12 de janeiro p.p. a APESP, representada pelo seu presidente Zelmo Denari e seus diretores Márcia Zanotti, Ivan de Castro Duarte Martins, Ana Maria Piraíno, Fernanda Ribeiro de Mattos Luccas e Paulo Novaes, foi recebida pelo novo Procurador Geral do Estado, Marcos Fábio de Oliveira Nusdeo e pelo Procurador Geral do Estado Adjunto, Marcelo de Aquino.

Foi a primeira visita da APESP ao novo Gabinete e nesse encontro, bastante informal, discutiram-se diversos assuntos de interesse da carreira.

Um dos temas abordados refere-se à assunção da representação judicial e extrajudicial das autarquias. O Procurador Geral designou o Procurador Adjunto, Marcelo de Aquino, para fazer um diagnóstico completo das autarquias antes da PGE assumi-las por inteiro, com a finalidade de inventariar, com o máximo de detalhes, o trabalho que doravante será executado por todos nós.

A questão remuneratória também foi tema de discussão, sobre a qual espera-se novos desdobramentos em breve.

Outras questões relevantíssimas para a carreira, tais como extinção do nível substituto e promoção desvinculada serão amplamente discutidas nas sessões do Conselho, sobre as quais se espera a efetiva participação de todos os colegas.

Também foi discutida a necessidade de prosseguir na reestruturação da carreira, iniciada em maio de 2005, cujas primeiras conquistas já beneficiam diretamente os procuradores, tais como a celebração de contrato entre a PGE e os Correios para transporte de processos por malotes. Essa conquista histórica possibilitou ao procurador, principalmente aquele que atua em regionais, uma redução drástica no número de viagens, encerrando-se de vez o arcaico sistema de submeter o Procurador do Estado à inconveniência de buscar e devolver centenas de processos judiciais em suas Comarcas.

Outro benefício que a carreira já desfruta é a autorização para credenciamento de Contadores para elaboração e conferência de cálculos, eximindo o Procurador do Estado de uma atividade que não guarda qualquer relação com sua formação humanística .

A necessidade de implementar completa reestruturação da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, uma das prioridades da Diretoria APESP eleita para o biênio 2004/2006, prioridade mantida pela atual gestão, foi reconhecida e incentivada pelo anterior Gabinete bem como pelo atual.
A APESP espera continuar atuando de forma conjunta com o GPGE, sempre em defesa dos interesses do PROCURADOR, buscando um aprimoramento cada vez maior da Instituição, com o objetivo de colocá-la no patamar que sempre mereceu.

Após o encontro, ocorreu a solenidade de posse do novo Conselho da PGE, biênio 2007/2008, que contou com significativa presença de autoridades e colegas das unidades da Capital e do interior do Estado.

 

E

[1] [2] [3] [4

F