ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

APESP  EM MOVIMENTO

Boletim Informativo da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP –  Nº 65 - 27.09.2006



Reestruturação da PGE _________________________________________________________

Nova reunião com o subprocurador do contencioso


No último dia 18 de agosto, a diretoria da APESP, atenta à necessidade de modernização do Contencioso da PGE, reuniu-se novamente com o Subprocurador Geral dessa área, Dr. José Renato Ferreira Pires, para tratar de questões cruciais para a sobrevivência e o aperfeiçoamento de nossa instituição.

Representando a APESP compareceram Marcos Nusdeo, presidente; Ivan de Castro Duarte Martins, diretor financeiro; Fernanda Ribeiro de Mattos Luccas, diretora cultural; e Paulo Novaes, diretor de comunicação.

Dentre os vários assuntos abordados, merecem destaque os seguintes:

- Estagiários administrativos da FUNDAP - Descartada a realização de concurso público para admissão de funcionários administrativos da PGE (solução que seria a ideal, mas que constitui autêntico tabu), a celebração de convênio entre a PGE e a FUNDAP traria novo alento para equacionar o problema emergencial vivido pela instituição, pois possibilitaria um acréscimo de servidores em seus quadros, ainda que temporários, sobretudo em unidades que, atualmente, nem sequer possuem funcionários, como ocorre em algumas Seccionais (Franca, Assis, Ourinhos, Avaré e outras), ou naquelas em que o quadro de servidores é insuficiente (a quase totalidade das unidades da PGE). O Subprocurador Geral confirmou a previsão, no orçamento de 2007, de verba para concretização desse convênio.

- Credenciamento de contadores - Apesar de existir verba para credenciamento de contadores nas unidades da PGE, o que se verifica, na prática, é que a maioria das Regionais ainda não adotou semelhante providência, colocando em risco a manutenção dessa dotação orçamentária para o próximo ano.
O Dr. José Renato informou que encaminharia mensagem eletrônica, via notes, solicitando de todas as Chefias a agilização dessa medida.

- Transporte de processos - Foi transmitido ao Dr. José Renato que, embora autorizada a contratação de empresas para prestação de serviços de transporte de autos, tal medida ainda não foi implementada em muitas das unidades da PGE. O Subprocurador informou que fará uma verificação com as chefias e, se o caso, cobrará as providências faltantes.

- Especialização das bancas das Procuradorias Regionais - É ponto pacífico, tanto para o GPGE, quanto para os procuradores, que a instituição, em razão da crescente demanda de trabalho, bem como de sua diversificação, precisa ser inteiramente reformulada, sobretudo com a criação de bancas especializadas em todas suas unidades. A assunção da representação das autarquias é exemplo disso. Sem especialização das bancas e sem estrutura adequada, essas novas atribuições, somadas às atuais, tornar-se-ão enorme fardo a sobrecarregar os procuradores, seja em razão da quantidade de feitos que passarão a ser de responsabilidade dos mesmos, seja em razão da variedade das matérias. Nessa reunião, pudemos intuir haver real interesse do GPGE em incentivar a implantação de setores especializados nas unidades regionais. Porém, sabemos que para providência de tal envergadura, não basta só o incentivo, mas a tomada de todas as medidas adequadas para tanto. Nesse sentido, os diretores da APESP pleitearam que na futura remoção decorrente do final do período de transição dos colegas atualmente na Assistência Judiciária fossem colocados em todas as Unidades da PGE cargos suficientes para que isso se torne realidade. Espera-se que o GPGE implemente essa proposta.

- Criação de banco de dados e de pareceres das Consultorias - A implantação de banco de dados que armazene material de interesse do Contencioso, ora em adiantada fase de desenvolvimento, promete ser realidade disponível para consulta de todos procuradores em 2007. Trata-se de importante e bem vinda ferramenta de trabalho.

Como se vê, o assunto é vasto, as necessidades são muitas e a solução de todos esses problemas demandará muita discussão. Cada melhoria conquistada será considerada uma importante vitória. Por isso, a participação de todos os procuradores, seja opinando seja apresentando sugestões e críticas, servirá para ampliar, ainda mais, o debate acerca da modernização da instituição e da escolha de mecanismos que possibilitem o eficiente enfrentamento de suas atuais e futuras atribuições, sempre com vistas à criação de condições dignas de trabalho, pois só assim será possível a melhor defesa do interesse público.

A APESP continuará lutando pela melhoria das condições de trabalho dos Procuradores, em todas as Unidades, bem como pela implementação das medidas sugeridas pelos próprios associados, democraticamente discutidas e deliberadas no Encontro Estadual realizado em agosto do ano passado, em Barra Bonita.

E

[1] [2] [3] [4

F