ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 


Boletim Informativo da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP –  Nº 63 - 07.07.2006 



Lutas em Brasília _____________________________________________________________

APESP e ANAPE lutam por melhorias para PGES


A diretoria da ANAPE – por intermédio do presidente, Ronald Christian Alves Bicca; do presidente do Conselho Consultivo, José Damião de Lima Trindade; e da diretora social Ana Carolina Procópio de Araújo – realizou, no último dia 26 de junho, reunião de trabalho com a diretoria da APESP, visando a uma atuação conjunta em relação a vários temas. Em síntese, os principais desafios, no momento, são os seguintes:

Reforma "paralela" do Judiciário Trata de um conjunto de medidas para regulamentar e complementar a reforma do Judiciário aprovada em 2004 (Emenda Constitucional n° 45). 

O relatório foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Tentaremos incluir novamente nossa emenda para a conquista da autonomia administrativa, financeira e orçamentária das PGEs.

Previdência: PEC "paralela da paralela" Trata, dentre outras, destas três questões principais: a) abre a possibilidade para que lei de iniciativa dos governadores institua subteto estadual único de valor até o do subsídio de Desembargador; b) estende a paridade remuneratória plena (reajustes iguais aos dos ativos) às pensões derivadas dos proventos de aposentadoria dos servidores que vierem a se aposentar na forma do caput do artigo 6° da EC n° 47, ou seja, com 60/55 anos de idade (homem/mulher), tempo de contribuição completo de 35/30 anos (homem/mulher) e 20 anos de serviço público. A ANAPE e a APESP mantêm-se atentas para que não se altere o artigo constitucional do subteto diferenciado para os Procuradores, pois há manifestações nesse sentido; c) institui isenção parcial da contribuição previdenciária aos servidores portadores de moléstias incapacitantes.

Intimação pessoal dos procuradores – O PL 7261/2002 nos garantirá a intimação pessoal dos procuradores dos estados nos processos judiciais. Ele já foi aprovado na Câmara dos Deputados, tendo posteriormente retornado àquela Casa em virtude de alteração feita pelo Senado Federal. Está atualmente no aguardo da votação do requerimento de urgência para ir ao Plenário da Câmara.

Terceirização da dívida ativa – Mantemos a atuação contra o Projeto de Resolução do Senado n° 57, que permite a terceirização da cobrança da dívida pública, transferindo-a para bancos. A própria existência dessa proposta já é um absurdo inconstitucional, seja pelo conteúdo da matéria, seja pela forma escolhida
(mera resolução do Senado).

Reforma da Constituição com quorum reduzido A Comissão Especial criada para apreciar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 157/05), que convoca revisão da Constituição Federal a partir de fevereiro de 2007 (com quorum de deliberação de maioria absoluta dos membros de cada Casa legislativa), aprovou em 10/05, com o placar de 14 votos favoráveis e seis contrários, o parecer do deputado Roberto Magalhães (PFL/PE), relator da PEC. Graças a intensa mobilização de vários setores, pelo texto aprovado, a revisão constitucional a ser feita pelos parlamentares a serem eleitos em outubro será limitada a cinco dispositivos: i)
à organização dos Poderes; ii) ao sistema eleitoral e partidário; iii) ao sistema tributário nacional e às finanças públicas; iv) à organização e às competências das unidades da federação; e v) ao sistema financeiro nacional.

Ainda assim, a aprovação da PEC pode ser muito prejudicial aos interesses dos servidores, razão pela qual APESP e ANAPE tentarão ampliar as discussões em plenário, visando sua rejeição. Vários deputados contrários à proposta já se comprometeram a intensificar a resistência. Se essa PEC vier a ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, será a maior ameaça, em décadas, aos direitos dos servidores, já que com o quorum proposto, será muito fácil alterar-se (para pior...) a Constituição.

Para continuar a mobilização, a ANAPE necessita de novos associados. Assim, conclamamos os associados da APESP, que ainda não o fizeram, a se filiar a ANAPE (ver box na página seguinte).

E

[1] [2] [3] [4]  

F