ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

   
 

Boletim Informativo da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP –  Nº 71 -29.08.2007




Lição de Democracia

A questão posta para deliberação da AGE era sabidamente polêmica. Quem acompanhou, neste início de ano, as mensagens eletrônicas trocadas no grupo PGE-DEBATES, na Internet, tomou conhecimento de discussões acaloradas que acabaram por polarizar os defensores do novel regime de subsídios, de um lado, e aqueles adeptos da manutenção do atual sistema, de outro. E, pelo menos no ambiente virtual, a temperatura das discussões andou elevada.

Diante desse panorama, a votação da AGE do último dia 24, transcorreu num clima de ordem e respeito. Com efeito, os presentes, por mais divididos que pudessem estar, em razão de suas posições, demonstraram maturidade e elevado espírito de civilidade, na medida em que souberam respeitar as manifestações daqueles que fizeram uso da palavra, bem como aceitar o resultado da votação. Aliás, este era comportamento de se esperar, de um grupo seleto de profissionais do direito, afetos a questões públicas, cumpridores dos princípios constitucionais norteadores de seus atos.

Assim, da AGE que deliberou pela preservação do sistema de verba honorária, o que se extrai é uma autêntica lição de democracia ministrada pelos presentes, pelo prevalecente respeito mútuo.

A diretoria da APESP manifesta seu intuito de lutar para que a carreira permaneça unida em torno do aprimoramento institucional. Não  foi por outro motivo que nestes cinco meses:

1) iniciou o debate pelo Seminário Questão Remuneratória, Caminhos e Perspectivas, de 30 de março, instituindo naquele foro a comissão encarregada de redigir um anteprojeto de lei complementar;

2) foi sede de todas as reuniões da comissão para elaboração e aperfeiçoamento do projeto;

3) deu ampla publicidade dos atos da comissão e do texto do projeto;

4) realizou novo seminário no dia 18 de maio de 2007 a que se seguiu nova AGE, cuja deliberação resultou no adiamento de uma decisão sobre o regime remuneratório, em prol do aprimoramento do projeto e no recebimento de emendas dos colegas, pugnando pelo cumprimento das promessas visando à revalorização da verba honorária;

5) recebeu as propostas de emendas apresentadas pelos colegas (nove), encaminhando-as à comissão que as estudou e as incluiu no texto final, levado à consideração dos associados no Seminário do dia 24 de agosto.

Desta forma, cumprindo a finalidade de postular pelos interesses da classe, a APESP reitera o seu firme propósito em continuar o foro de debates sobre a questão remuneratória, nas oportunidades que vierem a surgir,  mantendo a carreira unida em torno de seus mais altos ideais.

                                         Anape

Filie-se à ANAPE, a entidade representativa nacional dos procuradores de todos os estados. Acesse o site www.anape.org.br e, no alto da página, do lado direito, clique no botão virtual "inscrição". A anuidade é de R$120,00, em duas parcelas semestrais de R$60,00. Trata-se de indispensável instrumento de luta.
 

 

EXPEDIENTE
Informe da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo - APESP
Veja o Apesp em Movimento pela internet: www.apesp.org.br - E-mail: apesp@apesp.org.br
Redação: R. Líbero Badaró, 377, 23° andar, cj. 2308 - CEP 01009-906 - São Paulo - SP 
 Tel: (11) 3293-0800  Fax: (11) 3293-0809

E

[1] [2/3] [4] 

F