ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

   
 

Boletim Informativo da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP –  Nº 44 - 17.03.2005



Dívida Ativa __________________________________________________________________

APESP e outras entidades apresentam propostas
de alteração da Lei de Execuções Fiscais

Tendo em vista a Consulta Pública aberta pelo Ministério da Justiça para recolher sugestões de alteração da Lei n° 6.830/80, que disciplina a Execução Fiscal, a APESP e o SindiproesP constituíram, em, fevereiro um Grupo de Trabalho conjunto, integrado por associados experientes na atividade de cobrança da Dívida Ativa. Apesar do curtíssimo prazo de que dispôs, o Grupo de Trabalho chegou a relevantes sugestões para o aperfeiçoamento da cobrança judicial e extrajudicial da Dívida Ativa, bem como para a preservação das funções e direitos dos Procuradores.

O Ministério da Justiça trabalha hoje com duas propostas para alterar a Lei de Execuções Fiscais: uma primeira proposta foi elaborada pelo Conselho da Justiça Federal, após o que a PGFN - Procuradoria Geral da Fazenda Nacional apresentou nova minuta para debate.
O trabalho realizado pelo Grupo da APESP/SindiproesP foi consubstan-ciado em texto de 11 páginas, com dezenas de emendas aditivas, supressivas e modificativas à minuta do projeto elaborado pela PGFN e foi entregue ao Procurador Geral do Estado Adjunto, Dr. Mendes Júnior, durante a sessão do Conselho da PGE realizada no dia 16 de fevereiro. Em seguida, a APESP encaminhou o texto ao presidente do Colégio Nacional de Procuradores Gerais de Estados, Dr. José Aluísio Cavalcante Campos que, após redistribuí-lo a todos os Procuradores Gerais da unidades federadas, utilizou-o como subsídio à discussão do tema, durante a reunião desse Colegiado realizada em Natal (RN), nos dias 17 e 18 de fevereiro último.

Por fim, no dia 23 de fevereiro, o mesmo texto foi entregue ao Ministério da Justiça, em audiência mantida com o Dr. Sérgio Renault, Secretário da Reforma do Judiciário. Nesta oportunidade, também subescreveram o documento os presidentes do IBAP, Dr. José Nuzzi Neto, da ANAPE, Dr. Omar Coelho de Mello, e 18 representantes de Associações de Procuradores de Estado.

Integraram o Grupo de Trabalho conjunto os Conselheiros eleitos da PGE Rogério Pereira da Silva (Gegê), Jivago Petrucci e Vitor Hugo Albernaz Junior e os colegas Ana Cristina Leite Arruda, Roberto Zular, Helio José Marsiglia Junior, Marco Antonio Duarte Azevedo, José Luiz Vigna Silva e Mônica de Melo, bem como o Dr. César Cordaro, Procurador do Município de São Paulo. Com sua experiência na área e com sua dedicação, ofereceram relevantes contribuições à reflexão do tema.

Em breve, o Ministério da Justiça, à luz das sugestões recebidas de várias fontes, deverá dar a forma final ao projeto de reforma da Lei de Execuções Fiscais a ser encaminhado ao Congresso Nacional.

Procuradores do Interior ________________________________________________________

Confraternização e debates em Avaré

De 11 a 13 de março, no Hotel Berro D´Água, em Avaré, foi realizado o V Encontro dos Procuradores do Interior. Organizado pela APESP, o encontro reuniu 68 colegas das várias Procuradorias Regionais do interior, além de seus familiares, com a finalidade de congraçamento e de discutir os principais temas relativos à carreira.

Os participantes foram recepcionados na noite do dia 11 com um jantar e uma apresentação musical. No dia seguinte, sábado, os presentes participaram de uma reunião com os diretores da APESP para trocar informações e debater questões relativas à PEC Paralela da Previdência e à revalorização da verba honorária dos Procuradores. Foi reafirmado pelos presentes que a paridade remuneratória com as demais carreiras jurídicas deve ser reconquistada neste ano.

O Encontro também proporcionou aos Procuradores vários momentos de descontração e confraternização nas diversas áreas do hotel. A APESP realizou esse encontro para possibilitar que os colegas do interior, dispersos entre cidades distantes entre si, possam se reunir, dialogar, trocar experiências e confraternizar. Por isso, a APESP continuará promovendo esses encontros.

 

E

[1] [2] [3] [4]

F