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 Plano de Saúde
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 Nova e boa opção : SulAmerica
 Diretora de
          Previdência e Convênios, Tânia Lotto, assumiu seu cargo em abril
          deste ano com um desafio espinhoso: buscar a solução que melhor
          atendesse aos anseios dos associados em relação ao plano de saúde.
          A cada mês somavam-se mais reclamações dos usuários do serviços
          médicos da Interclínicas, empresa que foi referência no passado,
          mas que estava sendo descredenciada pelos melhores hospitais,
          clínicas e médicos. A justificada
          ansiedade dos associados para uma solução rápida e imediata, no
          entanto, contrastava com a necessária cautela exigida por esse
          assunto, que diz respeito à vida e à saúde dos associados e de seus
          familiares. A APESP
          trilhou em um ritmo em que conjugou dois fatores: a urgência da
          solução e a precaução para assegurar a seus associados o melhor
          plano de saúde disponível no mercado, com menor custo. Para tanto,
          valeu-se da opinião de profissionais especializados nesse setor que
          lhe prestaram consultoria. Valeu-se ainda da fundamental colaboração
          de colegas escolhidos em reunião com os usuários do plano de saúde,
          ocorrida em 23 de junho no Centro Sociocultural para formar uma
          Comissão de Acompanhamento. Em rápida síntese,
          a Diretoria de Previdência consultou várias empresas que mantêm
          planos de saúde. Apenas a Blue Life e a SulAmérica interessaram-se
          parcialmente pela carteira da APESP. A essa altura, uma
          conclusão era certa: o convênio com a Interclínicas teria de ser
          mantido pela APESP para preservar o interesse dos agregados,
          que não eram aceitos pelas empresas consultadas. Diante da
          conjugação dos elementos: solidez financeira; método gerencial dos
          recursos captados; quantidade e qualidade dos estabelecimentos
          médicos, dos profissionais e dos serviços credenciados; grau de
          satisfação de usuários; preços e benefícios concedidos, optou-se
          pelo plano da SulAmerica, que já mantinha contrato com a Associação
          dos Funcionários Públicos do Estado do Estado de São Paulo (AFPESP). Ocorreram, a partir
          daí, diversas reuniões de negociação com a empresa que gerencia o
          plano SulAmerica, visando vencer as resistências acenadas,
          especialmente para garantir aos associados da APESP as mesmas
          condições que essa empresa ofertava aos associados da APAMAGIS e da
          ADPESP, que já haviam firmado sub-apólice. Acontece que, em
          comparação com essas duas últimas entidades que agregam magistrados
          e delegados, respectivamente, a APESP tem um número
          muitíssimo inferior de associados, fator que pesa na formação do
          preço e nas demais condições contratuais. Finalmente, o
          contrato com a APESP foi celebrado com a mesma cobertura, com
          os mesmos valores mensais e com as mesmas condições de
          admissibilidade dos planos de saúde dos delegados e magistrados. A única diferença
          se refere à taxa de adesão. Não obstante ter resistido ao máximo,
          a APESP acabou aceitando que essa parcela inicial fosse em
          valor um pouco superior ao cobrado de magistrados e de delegados para
          que não houvesse diferença nas contribuições mensais, que era a
          outra opção, nem um pouco interessante para os associados. A diretoria está
          certa de que o contrato firmado com a SulAmerica assegura aos
          associados e a seus dependentes a melhor cobertura existente no
          mercado de planos de saúde pelo melhor preço. Para tanto, basta
          comparar os preços cobrados pela CAASP, cujos usuários potenciais
          são em número muito superior ao da APESP, para o mesmo plano.
          Em média, os preços oferecidos pela CAASP são 10% superiores aos do
          plano de saúde SulAmérica da APESP. Pedro Giberti, da PAJ
          da Capital, que deixou a Interclínicas e aderiu ao Plano SulAmerica,
          em mensagem na lista de debate dos procuradores do Estado pela
          internet, afirmou: "Gostaria de agradecer à Apesp, especialmente
          à Tânia, o dedicado trabalho feito, no sentido de enfrentar e
          resolver assunto tão delicado e complexo. As condições de
          migração viabilizadas foram muito boas! Diz o ditado que o ótimo é
          inimigo do bom e sou testemunha presencial (porque integrei a
          Comissão criada para essa finalidade) de que, lamentavelmente, o
          problema dos agregados, na atual conjuntura do mercado das empresas
          administradoras de plano de saúde, é insolúvel! E a Tânia fez de
          tudo para resolvê-lo, acreditem!" Os associados que
          ainda não aderiram ao plano SulAmérica poderão fazê-lo, na sede
          administrativa da APESP, até o próximo dia 19 de novembro, no
          período das 9:00 às 18:00 horas.   |