ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

   
 

Boletim Informativo da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP –  Nº 39 - 22.10.2004



Plano de Saúde _______________________________________________________________

Nova e boa opção : SulAmerica

Diretora de Previdência e Convênios, Tânia Lotto, assumiu seu cargo em abril deste ano com um desafio espinhoso: buscar a solução que melhor atendesse aos anseios dos associados em relação ao plano de saúde. A cada mês somavam-se mais reclamações dos usuários do serviços médicos da Interclínicas, empresa que foi referência no passado, mas que estava sendo descredenciada pelos melhores hospitais, clínicas e médicos.

A justificada ansiedade dos associados para uma solução rápida e imediata, no entanto, contrastava com a necessária cautela exigida por esse assunto, que diz respeito à vida e à saúde dos associados e de seus familiares.

A APESP trilhou em um ritmo em que conjugou dois fatores: a urgência da solução e a precaução para assegurar a seus associados o melhor plano de saúde disponível no mercado, com menor custo. Para tanto, valeu-se da opinião de profissionais especializados nesse setor que lhe prestaram consultoria. Valeu-se ainda da fundamental colaboração de colegas escolhidos em reunião com os usuários do plano de saúde, ocorrida em 23 de junho no Centro Sociocultural para formar uma Comissão de Acompanhamento.

Em rápida síntese, a Diretoria de Previdência consultou várias empresas que mantêm planos de saúde. Apenas a Blue Life e a SulAmérica interessaram-se parcialmente pela carteira da APESP. A essa altura, uma conclusão era certa: o convênio com a Interclínicas teria de ser mantido pela APESP para preservar o interesse dos agregados, que não eram aceitos pelas empresas consultadas.

Diante da conjugação dos elementos: solidez financeira; método gerencial dos recursos captados; quantidade e qualidade dos estabelecimentos médicos, dos profissionais e dos serviços credenciados; grau de satisfação de usuários; preços e benefícios concedidos, optou-se pelo plano da SulAmerica, que já mantinha contrato com a Associação dos Funcionários Públicos do Estado do Estado de São Paulo (AFPESP).

Ocorreram, a partir daí, diversas reuniões de negociação com a empresa que gerencia o plano SulAmerica, visando vencer as resistências acenadas, especialmente para garantir aos associados da APESP as mesmas condições que essa empresa ofertava aos associados da APAMAGIS e da ADPESP, que já haviam firmado sub-apólice.

Acontece que, em comparação com essas duas últimas entidades que agregam magistrados e delegados, respectivamente, a APESP tem um número muitíssimo inferior de associados, fator que pesa na formação do preço e nas demais condições contratuais.

Finalmente, o contrato com a APESP foi celebrado com a mesma cobertura, com os mesmos valores mensais e com as mesmas condições de admissibilidade dos planos de saúde dos delegados e magistrados.

A única diferença se refere à taxa de adesão. Não obstante ter resistido ao máximo, a APESP acabou aceitando que essa parcela inicial fosse em valor um pouco superior ao cobrado de magistrados e de delegados para que não houvesse diferença nas contribuições mensais, que era a outra opção, nem um pouco interessante para os associados.

A diretoria está certa de que o contrato firmado com a SulAmerica assegura aos associados e a seus dependentes a melhor cobertura existente no mercado de planos de saúde pelo melhor preço. Para tanto, basta comparar os preços cobrados pela CAASP, cujos usuários potenciais são em número muito superior ao da APESP, para o mesmo plano. Em média, os preços oferecidos pela CAASP são 10% superiores aos do plano de saúde SulAmérica da APESP.

Pedro Giberti, da PAJ da Capital, que deixou a Interclínicas e aderiu ao Plano SulAmerica, em mensagem na lista de debate dos procuradores do Estado pela internet, afirmou: "Gostaria de agradecer à Apesp, especialmente à Tânia, o dedicado trabalho feito, no sentido de enfrentar e resolver assunto tão delicado e complexo. As condições de migração viabilizadas foram muito boas! Diz o ditado que o ótimo é inimigo do bom e sou testemunha presencial (porque integrei a Comissão criada para essa finalidade) de que, lamentavelmente, o problema dos agregados, na atual conjuntura do mercado das empresas administradoras de plano de saúde, é insolúvel! E a Tânia fez de tudo para resolvê-lo, acreditem!"

Os associados que ainda não aderiram ao plano SulAmérica poderão fazê-lo, na sede administrativa da APESP, até o próximo dia 19 de novembro, no período das 9:00 às 18:00 horas.

 

E

[1] [2] [3] [4]

F