ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

   
 

Boletim Informativo da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP –  Nº 29 - 11.05.2004


Contribuição de Inativos __________________________________________________

Aposentados decidem esperar decisão do STF

No último dia 3 de maio, em reunião aberta convocada pela diretoria da APESP para discutir eventuais ações judiciais relativas à "contribuição prvidenciária dos inativos", os associados presentes puderam discutir com o Dr. Ricardo Luiz Marçal Ferreira, advogado que já cuida de diversas ações dos Procuradores do Estado, os vários aspectos que cercam a questão. Foi esclarecido que a questão é bastante complexa, o que exige muita cautela nessas ações. Nessa reunião, também foi informado que atualmente tramitam no Supremo Tribunal Federal algumas ADINs arguindo a inconstitucionalidade da citada contribuição, sendo que, em uma delas, já há inclusive parecer do Procurador Geral da República no sentido da sua inconstitucionalidade. Os presentes foram informados de que o CONAP - Comitê Nacional dos Agentes Públicos, entidade que reúne, dentre outras, as associações de magistrados, membros do Ministério Público, Procuradores do Estado e Agentes Fiscais de Rendas, já está estudando a questão e entendeu que, face à possibilidade o Supremo Tribunal Federal vir a decidir em breve a questão, a melhor alternativa no momento é aguardar essa decisão (segue abaixo transcrita a nota divulgada pelo CONAP).

A diretoria da APESP, fiel ao princípio democrático que sempre a norteou, fez questão de convocar a citada reunião aberta para ampla discussão do tema e, nela, colocar em votação a nota do CONAP. Por votação unânime, foi aprovada a recomendação de que se deve aguardar, pelo menos, em um primeiro momento, o julgamento do Supremo Tribunal Federal.


O CONAP e a contribuição previdenciária dos servidores inativos

O CONAP - Comitê Nacional dos Agentes Públicos, entidade que representa os interesses de diversas associações e sindicatos de servidores públicos, tendo em vista a proximidade do início da cobrança da "contribuição previdenciária dos servidores inativos" no Estado de São Paulo, vem informar o quanto segue:

1 - As entidades participantes do CONAP estão estudando, conjuntamente, TODAS as medidas judiciais eventualmente cabíveis contra a referida cobrança. Ressalte-se que se está diante de situação diversa da anterior, quando inexistia norma constitucional dispondo sobre a questão. Por conta disso, a situação se afigura complexa, o que exige aprofundados estudos, não só sobre o mérito da cobrança, como também sobre as melhores estratégias a serem empreendidas. 

2 - Cabe ressaltar que presentemente tramitam no Supremo Tribunal Federal inúmeras ADINs, questionando a cobrança da contribuição, instituída pela Emenda Constitucional n° 41. Em uma delas, já há parecer proferido pelo Procurador Geral da República, sustentando a inconstitucionalidade dessa contribuição.

3 - É possível que o Supremo Tribunal Federal inicie, com relativa brevidade, o julgamento dessas ações, o que dirimirá, de vez, todas as dúvidas existentes sobre a constitucionalidade dessa cobrança.

4 - Tendo em vista essa situação, bem como a necessidade de conveniente análise de todos os pontos que envolvem a presente questão e visando defender adequadamente os interesses dos nossos associados, vimos informar que por ora entendemos não ser o caso de se intentar qualquer medida judicial coletiva.

5 - Informamos aos associados que continuamos analisando, com o cuidado e atenção que a questão merece, os pontos envolvidos. E caso o STF não decida prontamente o julgamento das ADINs, divulgaremos as medidas que considerarmos adequadas para o enfrentamento da situação.


CONAP - Comitê Nacional dos Agentes Públicos


AFPESP – Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo
AFRESP
Associação dos Agentes Fiscais de Renda do Estado de São Paulo
APAMAGIS
– Associação Paulista de Magistrados
APESP – Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo
APMP – Associação Paulista do Ministério Público
SINAFRESP
– Sindicado dos Agentes Fiscais de Renda do Estado de São Paulo


E

[1] [2] [3] [4]

F