ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

   
 

Boletim Informativo da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP –  Nº 28 - 06.05.2004




Advogados Públicos ___________________________________________________________

Procuradora do Estado é nomeada presidente 
da comissão do Advogado Público

A procuradora do Estado, Anna Carla Agazzi, associada da APESP, foi nomeada em fevereiro deste ano Presidente da Comissão do Advogado Público da OAB/SP. O mandato é de três anos coincidindo com o mandato do Presidente da OAB/SP, Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso. Na gestão anterior, a Comissão do Advogado Público foi presidida pelo Dr. César Antônio Alves Cordaro, Procurador Geral do Município.

Entre as principais metas da atual gestão está a promoção do fortalecimento da liberdade e independência do advogado público através da divulgação das relevantes atribuições exercidas por esta classe de advogados, que atuam diretamente no controle da legalidade dos atos administrativos e na proteção do interesse público.

O atual presidente da OAB/SP, Dr. Luiz Flávio Borges D ‘Urso, tem de forma contundente apoiado os pleitos trazidos à Comissão do Advogado Público, e no caso dos integrantes da Advocacia Geral da União,que se mobilizaram em prol de adequadas condições de trabalho e realinhamento de proventos, assim se manifestou: "Entendo que o poder público deve viabilizar condições, mecanismos, garantias e infra-estrutura adequados que possibilitem ao advogado público exercer seu ofício, com plenitude, independência e eficiência. Fortalecer a Advocacia Pública é consolidar a cidadania brasileira, preocupação de todos os advogados." Recentemente se posiciou favoravelmente à obtenção de autonomia funcional, administrativa e financeira pelas Procuradorias Gerais dos Estados e do Distrito Federal.

"Os advogados públicos viverão novos tempos dentro da OAB/SP, portanto convido todos os Procuradores do Estado a se aproximarem da OAB, a fim de ampliarmos o debate, contribuindo com esta nobre missão de trabalhar incessantemente para o fortalecimento de nossa Instituição," conclama Anna Carla.

Anna Carla Agazzi, é Procuradora do Estado desde 1989, atuou na Procuradoria de Assistência Judiciária, exerceu a chefia do Centro de Estudos da PGE, coordenou o Centro de Orientação Jurídica e Encaminhamento à Mulher (COJE), foi membro do Grupo de Trabalho de Direitos Humanos e, atualmente, exerce suas funções na Procuradoria Fiscal.


Unificação da advocacia Pública __________________________________________________

Novas atribuições preocupam APESP

A aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 18/2002 no último dia 06/4, que transfere as atividades exercidas pelos órgãos jurídicos das autarquias para a Procuradoria Geral do Estado, causou o temor de que muitos Procuradores do Estado sejam designados imediatamente para atuar em processos das autarquias.

Como é conhecimento de todos, o quadro da PGE encontra-se profundamente defasado, com os colegas mal podendo bem cumprir suas atuais atribuições. Nessas condições, será impossível a PGE assumir as novas atribuições previstas na referida PEC sem um quadro adequado de Procuradores do Estado.

A APESP acredita que, conforme previsto na regra de transição da PEC 18, será necessário, primeiro, a adequação da estrutura organizacional da PGE, para que, apenas em um segundo momento, ela possa assumir as novas atribuições (acreditamos essa adequação apenas se dará com a nova lei orgânica da PGE e com a criação da Defensoria Pública).

A nomeação dos novos Procuradores, que esperamos para breve, apenas possibilitará uma melhora para cumprirmos nossas atuais atribuições.

Assim, a diretoria da APESP pediu ao alto comando da Procuradoria Geral do Estado que desde já se prepare para resistir a algumas pressões que certamente virão de Superintendentes de Autarquias. 

EXPEDIENTE
Informe da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo - APESP. Veja o Apesp em Movimento pela internet: www.apesp.org.br - E-mail: apesp@apesp.org.br
Redação: R. Líbero Badaró, 377, 23° andar, cj. 2308 - CEP 01009-906 - São Paulo - SP - Tel: (11) 3106-0396

 

E

[1] [2] [3] [4

F