ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 


Boletim Informativo da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP –  Nº 44 - 17.03.2005 



Aposentados – redução de honorários _____________________________________________

Tribunal de Justiça mantém sentença proferida em Mandado de Segurança que restabeleceu honorários integrais aos aposentados

Em julgamento ocorrido no dia 28 de fevereiro, a Sexta Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, por votação unânime, negou provimento ao recurso de apelação apresentado pela Fazenda do Estado contra sentença proferida pelo MM. Juiz de Direito da
1ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Dr. Carlos Henrique Abrão, que havia julgado PROCEDENTE o Mandado de Segurança coletivo impetrado pela APESP e pelo Sindiproesp para restabelecer o pagamento integral dos honorários advocaticios dos procuradores que se aposentaram proporcionalmente ao tempo de serviço. Os honorários desses colegas haviam sido reduzidos desde abril de 2002, por determinação do Procurador Geral do Estado.

Por conta da decisão proferida em abril de 2002 pelo Procurador Geral do Estado que alterou anterior entendimento da PGE sobre o critério de recebimento da verba honorária, cerca de 145 associados da APESP, todos à época já aposentados pelo regime proporcional, passaram a receber sua honorária pela mesma proporção de sua aposentadoria. Como já ressaltou na época, a APESP não questiona a possibilidade jurídica de se alterar um entendimento, mas não pode admitir, sob pena de se criar grave e indesejável insegurança jurídica, que esse novo entendimento possa ser aplicado às situações já ocorridas e já consumadas na vigência de entendimento anterior.

Por conta disso, a pedido dos colegas atingidos, a APESP interpôs, junto com o Sindiproesp, por intermédio do escritório de advocacia Yarshell, Mateucci e Camargo, mandado de segurança coletivo questionando esse efeito da decisão. Foi concedida a medida liminar para sustar a aplicação do novo entendimento aos colegas já aposentados, a qual todavia não chegou a ser executada, eis que a Procuradoria Geral do Estado, sob o fundamento de grave lesão às finanças públicas, pleiteou e obteve da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado sua suspensão até a manifestação do Tribunal.

Não obstante agravo regimental interposto pelas entidades de classe, o Ôrgão Especial do Tribunal de Justiça houve por bem manter a decisão da Presidência de modo que aos associados coube uma longa espera, primeiro pela decisão de mérito de primeiro grau e agora pela sua confirmação, pelo Tribunal de Justiça.

Essa decisão, agora já em fase de recurso, constitui uma vitória muito animadora, pois possibilitará a reparação de uma injustiça que vinha prejudicando
145 colegas aposentados. Não obstante, em tese, ainda possa caber recursos aos Tribunais Superiores, a APESP espera que a Fazenda do Estado e a PGE se convençam da justeza da tese defendida pelas entidades de classe nesse mandamus, tese aliás esposada por vários integrantes da carreira em pareceres que foram proferidos antes da decisão do Procurador Geral do Estado.

O escritório de advocacia contratado já está estudando as medidas concretas que podem ser tomadas, visando ao pronto restabelecimento da anterior sistemática para todos os associados atingidos, nos termos da sentença proferida, agora confirmada pelo Tribunal de Justiça.


Lançamento de livros ___________________________________________________________

Noite de lançamento concorrida

Quase 250 pessoas compareceram ao Centro Sociocultural da APESP em Moema, no dia 25 de fevereiro, para a noite de lançamento dos livros de autoria de alguns de seus associados, não obstante a tempestade que caiu sobre a cidade de São Paulo na tarde daquele dia.

Os Procuradores do Estado que lançaram seus livros foram: Edmir Netto de Araújo, ("Curso de Direito Administrativo"), Marcos Ribeiro de Barros, ("Aos Loucos de todo Gênero e outros Causos"), Maria Clara Osuna Dias Falavigna e Rita Kelch, ("Teoria e Prática da Responsabilidade Civil"), Paulo Victor Fernandes, ("Impacto Ambiental - Doutrina e Jurisprudência") e João Monteiro de Castro, ("Responsabilidade Civil do Médico").

A APESP ofereceu um coquetel aos presentes. Foi uma noite muito agradável, na qual os colegas puderam se reencontrar, confraternizar e se divertir.

E

[1] [2] [3] [4]  

F