24
Mai
07
 

O princípio da não-cumulatividade, esse desconhecido  

Quase meio século nos separa da implantação do imposto sobre a circulação de mercadorias, do tipo valor acrescido, instituído no Brasil em substituição ao imposto de vendas e consignações, de caráter cumulativo. Clique aqui.

Fonte: Última Instância, de 24/05/2007

 

 
 

Estados buscam alternativas para reduzir dívida pública

Enquanto os estados discutem com o Governo Federal algum tipo de flexibilização para cumprirem as metas fiscais impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), eles buscam meios de agir nas duas pontas do problema: ou reduzindo a sua dívida ou aumentando a receita. Clique aqui.

Fonte: DCI, de 24/05/2007
 
 

Supremo determina suspensão do seqüestro de recursos financeiros da União para pagamento de precatório

O ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar na Reclamação (RCL) 4997 para determinar a suspensão do seqüestro de recursos financeiros da União no montante de R$ 75.402,04 para o pagamento de precatório. Clique aqui.

Fonte: DCI, de 23/05/2007

 

 

DECRETO Nº 51.835,DE 23 DE MAIO DE 2007

Dispõe sobre abertura de crédito suplementar ao Orçamento Fiscal na

Procuradoria Geral do Estado, visando ao atendimento de Despesas Correntes. Clique aqui.

Fonte: D.O.E. Executivo I, de 24/05/2007, publicado em Decretos do Governador
 

Comunicado do Centro de Estudos

A Procuradora do Estado Chefe do Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado comunica aos Procuradores do Estado que se encontram abertas 05 (cinco) vagas para o 11º Congresso Internacional de Direito Ambiental. Clique aqui.

Fonte: D.O.E., de 24/05/2007, publicado em Procuradoria Geral do Estado – Centro de Estudos

 

 

Partido sugere parâmetros para a discussão do Sistema de Previdência estadual  

A bancada do PT pretende definir algumas balisas para a dicussão do projeto do Executivo que cria o Sistema Previdenciário do Estado de São Paulo (SPPrev). Clique aqui.

Fonte: Alesp, de 23/05/2007

 

 

Advogados de entidades sindicais debatem a SPPREV  

A Assembléia Legislativa sediou, nesta quarta-feira, 23/5, reunião de advogados de entidades sindicais cujo objetivo foi debater a lei 30/2005 que institui o SPPrev, sistema próprio de previdência dos servidores do Estado de São Paulo. Clique aqui.

Fonte: Alesp, de 23/05/2007

 

 

ICMS. SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA “PARA FRENTE”.

A controvérsia consubstancia-se na pretensão da recorrida de que o Estado proceda à restituição, sob a forma de compensação de créditos, da diferença entre o que pagou a maior a título de ICMS antecipado, por compra de veículos automotores, e o valor pelo qual, de fato, comercializou as referidas mercadorias. Clique aqui.

Fonte: Informativo de Jurisprudência do STJ – Segunda Turma

 

 

CNJ avalia sugestões ao Código de Ética da Magistratura       

Quarta, 23 de Maio de 2007   

A comissão responsável pela elaboração do Código de Ética da Magistratura analisa as sugestões feitas por consulta pública. Clique aqui.

 Fonte: CNJ, de 23/05/2007

 

 

Para Anistia, Judiciário do país é ineficaz e lento

Agência Brasil, de Brasília

No levantamento da Anistia Internacional sobre a situação dos direitos humanos no mundo em 2006, divulgado ontem, em Londres, o Brasil também aparece como país em que o sistema judicial é ineficaz e lento. Clique aqui.

Fonte: Valor Econômico, de 24/05/2007