ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 


 Boletim Informativo da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP –  Nº 59 - 10.03.2006



Revisão constitucional com "quorum reduzido" ______________________________________

Revisão da Constituição tem parecer favorável
do relator na Comissão Especial da Câmara

O relator da Comissão Especial da Revisão Constitucional da Câmara dos Deputados, o deputado Roberto Magalhães (PFL-PE), entregou há duas semanas seu parecer favorável à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 157-A, de 2003, que institui, em 10 de fevereiro de 2007, a assembléia de revisão constitucional.

Pelo parecer, referida assembléia funcionará em 2007 e será composta pelos Deputados Federais e Senadores eleitos em outubro deste ano, que deliberarão sobre as emendas à Constituição por maioria absoluta dos membros de cada Casa legislativa (atualmente é necessário o voto favorável de três quintos de cada Casa Legislativa, em dois turnos, para que se possa alterar qualquer ponto da Constituição Federal). Ainda nos termos do parecer, o texto da revisão será submetido a referendo popular após aprovado.

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa essa PEC já realizou três audiências públicas no mês de fevereiro - uma com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Nelson Jobim, outra com o jurista Fábio Comparato, e outra audiência com o Dr. Reginaldo de Castro, membro honorário da OAB federal.

Segundo o parecer do deputado, a revisão constitucional é necessária para eliminar a insegurança jurídica criada desde 1988 com a edição de mais de 50 emendas constitucionais e a tramitação de mais de 1.000 novas propostas no Congresso. Para o deputado, a revisão poderá estancar a enxurrada de mudanças pontuais na Constituição. Entre os temas que se pretende ver discutidos estão o excesso de medidas provisórias, a crise financeira dos Estados e o sistema tributário. Todavia, sabe-se que há uma corrente composta de deputados de vários partidos que pretende voltar a discutir os direitos dos servidores públicos previstos na Constituição. Uma das alternativas estudadas seria "desconstitucionalizar" temas que podem ser tratados pela legislação infraconstitucional, aí incluídos os direitos dos servidores.

Se essa PEC vier a ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, será a maior ameaça, em décadas, aos direitos dos servidores, já que com o quorum proposto, será muito fácil alterar-se (para pior...) a Constituição.


Novos convênios
firmados pela APESP

CLÍNICA REGINA PIAZZA
Atendimento em psiquiatria, fisioterapia,fonoaudiologia, neurologia, 
psicologia e nutrição clínica
Rua Tabapuã, 821 - conj. 84
Tel. (11) 3079-0445
São Paulo - SP

CLÍNICA LISIEUX

Especialidades: cardiologia,cirurgia geral entre outras
Rua Monte alegre, 47
Tel.: (11) 3862-6362
São Paulo - SP

MIGUEL GIANNINI ÓCULOS
Ótica
Rua dos Ingleses, 108 - Bela Vista (*)
Rua Alta, loja 66 - Galeria Nova Barão
Av. Lineu de Paula Machado, 1263 - Jockey Club
Tel.: (11) 3253-2000 (*)
São Paulo - SP


"Lembramos aos 
associados
que os seguros de vida
continuam sendo 
contratados por
intermédio de
nossa parceira
Est Magna corretora
de seguros."

 

 

EXPEDIENTE
Informe da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo - APESP
Veja o Apesp em Movimento pela internet: www.apesp.org.br - E-mail: apesp@apesp.org.br
Redação: R. Líbero Badaró, 377, 23° andar, cj. 2308 - CEP 01009-906 - São Paulo - SP 
 Tel: (11) 3293-0800  Fax: (11) 3293-0809

E

[1] [2] [3] [4]

F