ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

   
 

Boletim Informativo da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP –  Nº 19 - 28.08.2003



Novas leis orgânicas____________________________________________________________

Conselho inicia debate sobre o projeto
de lei
orgânica da Defensoria

Na quinta-feira, dia 21 de agosto, o Conselho da PGE iniciou o debate da minuta de anteprojeto da lei da Defensoria Pública. A relatora, Conselheira Mariângela Sarrubbo, iniciou a leitura de seu relatório. Já no dia 28, iniciou-se a votação das emendas que prosseguirá até meados de outubro. A APESP espera que os Conselheiros efetuem aperfeiçoamentos no projeto oficial.

Visando uma adequada discussão da minuta, os Conselheiros decidiram alterar o formato das reuniões do Conselho: até meados de outubro, as sessões do Conselho iniciar-se-ão pela Ordem do Dia, seguida do Momento do Procurador e das Manifestações dos Conselheiros sobre Assuntos Diversos; reservou-se duas horas por sessão (das 10:30 hs às 12:30 hs) para a discussão e votação das emendas apresentadas. As pautas serão publicadas com antecedência a fim de possibilitar a todos os Procuradores o conhecimento dos temas a serem discutidos e será permitido aos autores das emendas fazerem, durante as sessões do Conselho, sua defesa oral.

Ofício - O Conselho da PGE decidiu que oficiará ao CDDPH informando sobre o trabalho da PAJ e sobre o processo de criação da Defensoria em nosso Estado, em resposta à Resolução n° 31, publicada na coluna abaixo.


Vexame paulista

A demora do Estado de São Paulo em criar a Defensoria Pública já chama a atenção do restante do país. Veja a Resolução federal n° 31 da Secretaria Especial dos Direitos Humanos e do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, de 30/07/03 (D. O. da União de 19/08/03):

O SECRETÁRIO ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS E PRESIDENTE DO CONSELHO DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA HUMANA, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei n° 10.683, de 28 de maio de 2003, CONSIDERANDO (...) deliberação unânime do Colegiado, tomada na 145ª reunião ordinária, realizada no dia 30 de julho próximo passado; resolve:

RECOMENDAR aos Governadores dos Estados de Santa Catarina, São Paulo e Goiás que, ante a inobservância do disposto no art. 134 da Constituição Federal e no art.142 da Lei Complementar n° 80, de 12 de janeiro de 1994, implantem, com urgência, a Defensoria Pública em seus respectivos Estados, nos termos de sua Lei Orgânica - que prescreve normas gerais a serem cumpridas pelo Estado (LC 80/94) - para que o Poder Público possa atender o disposto no inciso LXXIV do art. 5° da Constituição Federal, garantindo a efetiva prestação da assistência jurídica integral e gratuita, pelo órgão constitucional de defesa do cidadão hipossuficiente (art. 134 da CF/88), com a necessária autonomia funcional e administrativa e a respectiva iniciativa de proposta orçamentária, dentro dos limites estabelecidos pela Lei de Diretrizes Orçamentárias.


Instrumentos de trabalho________________________________________________________

Regulamentado o programa "Pró-Códigos"


No dia 19 de julho, foi publicada no Diário Oficial do Estado a resolução PGE-34, de 11 de julho de 2003, que institui o programa "Pró-Códigos". O programa permite aos Procuradores do Estado serem reembolsados pela aquisição de Códigos de legislação. A proposta inicial desse programa foi de autoria do Conselheiro Marcelo Giroldo, representante dos órgãos Complementares. Após emenda sugerida pela Conselheira Cláudia Cardoso Chahoud, representante da área do Contencioso Geral, o programa foi aprovado pelo Conselho da PGE em junho.

A íntegra da resolução que regulamenta o programa "Pró-Códigos" e o modelo de requerimento para reembolso já estão no site da APESP (www.apesp.org.br).


Est Magna – Mudança de endereço

A corretora de seguros Est Magna, conveniada à APESP, mudou de endereço. Sua nova sede fica na Rua Vitorino Freire, 266, Vila Galvão, Guarulhos. Seu novo telefone é (11) 6455-6900.

Os associados da APESP têm como benefícios atendimento personalizado, seguro de vida e auxílio funeral.

Fontana - Novo horário de atendimento

A corretora Fontana, nossa conveniada que atua no setor de seguros de veículos, colocou à disposição de nossos associados o funcionário FABIO MIRANDA.

Ele atende diariamente na sede da APESP, por telefone ou pessoalmente, das 14:00 às 17:30 horas.

 

E

[1] [2] [3] [4] 

F