58
26 Fev 13

O Apesp no Legislativo desta semana tem como destaque as reuniões que a Apesp tem mantido com deputados estaduais integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia Pública da Alesp.

Sebastião Staut Jr.

Diretor de Assuntos Legislativos e Institucionais– staut@apesp.org.br
     
Alesp

A diretoria da Apesp vem realizando algumas reuniões com deputados estaduais integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia Pública, em visitas realizadas aos gabinetes desses parlamentares.

PTB - Estivemos na liderança do PTB, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia, onde pudemos expor com maiores detalhes o panorama que vislumbramos da instituição, notadamente no que concerne às carências relativas à estrutura de trabalho e a necessidade de aparelhamento e modernização do órgão. Discutiu-se também assuntos relativos a algumas propostas de avanço institucional, aí incluído o tema da PEC proposta pelo Deputado Campos Machado em trâmite na Alesp para escolha do procurador Geral do Estado a partir de listra tríplice. Por fim a diretoria abordou a questão da proposta de lei orgânica do Procurador Geral do Estado, aproveitando o ensejo para entregar à liderança documento expositivo do tema, elaborado pela Apesp especialmente para esclarecer as autoridades sobre as questões institucionais e da carreira que tanto desagradaram o conjunto dos Procuradores.

PSDB - A diretoria esteve também com o Deputado Wellington Gasparini. Depois de ter visitado a liderança do Governo na semana antecedente (Dep. Samuel Moreira), a Apesp prossegue os contatos com a bancada do PSDB para expor as dificuldades enfrentadas pelos Procuradores do Estado para o exercício de suas atribuições constitucionais, bem como para dar conhecimento a toda bancada sobre a insatisfação da carreira com o projeto de Lei Orgânica do Procurador Geral do Estado, explicitando todo o contexto de sua gestação, bem como alguns dos inúmeros pontos que, a juízo da classe, desfiguram a instituição e prejudicam a carreira.

PSDB - Temos mantido, outrossim, contato semanal com o Deputado Fernando Capez, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia Pública, a fim de atualizá-lo sobre nossa movimentação, assim como com a atual presidência da Alesp, para quem já entregamos o encarte sobre a questão da Lei Orgânica elaborado para as autoridades.

PSDB - Também integrante da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia Pública, o Deputado Roberto Massafera foi outro parlamentar visitado pela diretoria da Apesp, ocasião em que recebeu o mesmo material e informações que vem sendo apresentadas aos deputados da Casa estadual, com especial destaque para os temas da necessidade de carreira de apoio para a PGE e do repúdio da classe ao projeto de lei orgânica do Procurador Geral do Estado.


PDT - Abrindo espaço na agenda,  a liderança do PDT, Deputado Olímpio Gomes, recebeu a diretoria da Apesp, mostrando-se sensível às questões expostas e que vêm desassossegando os procuradores de São Paulo, a saber: necessidade de melhor estrutura de trabalho com instituição de carreira de apoio e o encaminhamento do polêmico projeto de lei orgânica do Procurador Geral do Estado ao governador. Na oportunidade, e ainda sobre a lei orgânica, a diretoria da Apesp também entregou ao Major Olímpio o encarte explicativo destinado às autoridade, o que ajudou a esclarecer pontos específicos ligados ao tema

- Clique aqui para ver a imagem da diretoria da Apesp em encontros com os deputados Roberto Massafera e Samuel Moreira.
 
- Clique aqui para ver a imagem da diretoria da Apesp em encontro com o deputado Olímpio Gomes.


 
     
Camâra dos Deputados
 
Divulgamos a seguir o parecer relativo ao PL nº 6.876/2006 elaborado pelo Conselho Consultivo da Anape. A proposta, que aguarda parecer na CCJ da Câmara dos Deputados, altera o texto do art. 38 da Lei nº 8.666 com o propósito de determinar que os pareceres jurídicos das licitações sejam elaborados por procurador ou assessor jurídico concursado, ocupante de cargo efetivo ou emprego permanente do quadro de pessoal do órgão público ou entidade licitante. Clique aqui para o inteiro teor do parecer.
 
     
 
 

Se desejar ser removido de nossa lista, responda para apesp@apesp.org.br e coloque no assunto “remover”.