428
15/01/2016

 

A seguir, um relato resumido sobre os principais assuntos abordados na sessão de 15/01, com a minutagem para acesso ao áudio. Clique aqui para o áudio completo da sessão do Conselho.

 

Comunicações da Presidência

 

O procurador geral adjunto José Renato Ferreira Pires noticiou que, em 6/01, o dr. Elival da Silva Ramos manteve uma audiência com o Governador Geraldo Alckmin, resultando na publicação de diversos decretos: 61.782/2016 (referente ao cumprimento das obrigações de fazer); 61.783/2016 (referente ao centro de estágio da PGE); 61.784/2016 (alteração da GAE); 61.786/2016 (transferência de duas servidores para a PGE). Destacou também a publicação do Decreto n. 61.785/2016 (redução de despesas na administração). Sobre a presença dos estagiários na plateia, que comparecerem para protestar contra o não pagamento das bolsas referentes ao mês de dezembro, lembrou que o decreto de execução orçamentária foi publicado hoje (Decreto nº 61.802) e que a expectativa é resolver a questão ainda no mês de janeiro (00h00min e 00h15min).

 

Momento do Procurador

 

O procurador Igor Volpato Bedone, que está se despedindo da PGE por ter ingressado no MP-SP, traçou uma trajetória de seus 10 anos de Procuradoria. Registrou estar surpreso com a atual desmotivação dos colegas, listando as diversas razões. Todos os presentes enalteceram o trabalho do dr. Igor, lamentando a saída do colega (Ouça o trecho entre 00h15min e 00h42min).

 

O presidente da APESP Marcos Nusdeo comunicou que a nova diretoria da APESP já está em pleno trabalho desde 4/01. Na primeira reunião de diretoria, foi deliberada a criação dos Núcleos de Acompanhamento das Áreas da PGE: Consultoria (sob coordenação da vice-presidente Mara Christina Faiwichow Estefam); Contencioso Geral (sob coordenação do diretor de prerrogativas Felipe Gonçalves Fernandes; Tributário Fiscal (sob coordenação do diretor financeiro Fabrizio Lima Pieroni). O dr. Nusdeo salientou que a desmotivação dos colegas, mencionada pelo dr. Igor, foi sentida durante a campanha eleitoral para a APESP. “Os colegas estão preocupados com o dia a dia do trabalho. Vamos fazer uma exata análise do dia a dia de cada procurador, de todas as áreas e unidades, e vamos propor medidas concretas para solucionar esses problemas”. O presidente da APESP afirmou ainda que a nova diretoria fomentará um amplo diálogo sobre todos os temas que interessam aos associados. Para tal finalidade, a APESP dará início a uma agenda de visitas a todas as Unidades da Procuradoria. Relatou ter participado de reunião do Conselho Deliberativo da ANAPE, em Salvador, no dia 13/01, para tratar dos cenários relativos à Advocacia Pública. Adiantou que cumprirá a partir de fevereiro uma intensa agenda em Brasília para tratar das diversas PECs e PLs de interesse da Advocacia Pública, destacando as seguintes proposituras: i) aumento do subsídio dos Ministros do STF; ii) regulamentação do teto remuneratório; iii) reajuste dos subsídios de várias carreiras da União, inclusive a AGU, e implantação da nova norma do CPC relativa aos honorários advocatícios. Advertiu, no entanto, que a questão mais importante será a Reforma da Previdência, já anunciada pela presidente Dilma Rousseff em entrevista. Tal reforma da Previdência poderá ensejar riscos aos direitos dos servidores (Ouça o trecho entre 00h42min e 00h58min).

 

O presidente do Sindipresp Derly Barreto registrou a fundação, em 9/01, da Associação de servidores, solidarizando-se com a luta. Fez votos de uma profícua gestão para a nova diretoria da APESP. Questionou sobre: i) a aplicação do teto remuneratório dos procuradores do Estado para os autárquicos; ii) abertura do concurso de ingresso; iii) previsão de envio anteprojeto de carreira de apoio; iv) intimação pessoal sob o prisma do novo CPC; v) implementação do home-office (Ouça o trecho entre 00h58min e 01h14min).

 

O diretor financeiro da APESP Fabrizio Lima Pieroni destacou que os Núcleos de Acompanhamento das Áreas estão abertos à participação de todos os associados. Segundo o diretor, os Núcleos têm como objetivo colher as dificuldades da carreira, expor aos órgãos competentes e propor soluções concretas para o equacionamento dos problemas. Registrou que nos próximos dias na área restrita do site da APESP serão criados fóruns dos três núcleos para que os associados possam fazer seus comentários e sugestões. Como coordenador do Núcleo do Tributário Fiscal, comentou a Resolução PGE-3, de 08-01-2016, que regulamenta o artigo 2º da Lei estadual 14.272/2010, disciplinando o ajuizamento e a desistência das execuções fiscais e dá outras providências (clique aqui para a íntegra). Em sua avaliação, a resolução revolucionará a cobrança da Dívida Ativa no Estado de São Paulo, combatendo o desestímulo mencionado pelo colega Igor. Ademais, em médio prazo, dará a oportunidade aos procuradores tornarem-se profissionais capacitados para desenvolverem projetos de inteligência relativos aos grandes devedores – nos moldes do que já se faz em Campinas. Neste sentido, parabenizou o Gabinete pela resolução, ressaltando que a APESP estará atenta para que essa oportunidade não seja perdida (Ouça o trecho entre 01h14min e 01h19min).

 

O diretor de prerrogativas da APESP Felipe Gonçalves Fernandes apresentou-se à carreira, frisando que os Advogados Públicos têm a missão constitucional de representação judicial, extrajudicial e assessoramento do Poder Público, zelando pelo bom funcionamento da máquina estatal, prevenindo abusos e garantindo o respeito aos princípios do Estado Democrático de Direito (em especial a legalidade e a moralidade). Salientou que para o exercício desse mister as respectivas prerrogativas dos Advogados Públicos devem ser garantidas, como uma forma de imunização do agente público, para que possam trilhar de forma ativa e isenta o caminho da busca pelos interesses da coletividade. Registrou que o Núcleo de Acompanhamento do Contencioso Geral, do qual é coordenador, pretende realizar uma atuação conjunta para construir uma grande carreira. Neste sentido, noticiou a reunião que manteve com a SUBG da área sobre a questão da intimação pessoal (clique aqui para acessar a notícia no site da APESP e obter maiores detalhes) (Ouça o trecho entre 01h19min e 01h23min).

 

O diretor de assuntos legislativos e institucionais da APESP Diego Brito Cardoso também se apresentou à carreira, reforçando que a APESP está aberta a todos os associados e a todas as opiniões. O diretor trouxe maiores detalhes sobre PL 4254/2015, que altera a remuneração de servidores públicos de 13 carreiras federais, dentre as quais a AGU, dispõe sobre honorários advocatícios de sucumbência das causas em que forem parte a União, suas autarquias e fundações, autoriza a advocacia privada para os membros da AGU e dá outras providências (clique aqui para a íntegra). Por fim, afiançou que a APESP manterá os associados atualizados com as informações relativas às proposituras de interesse da carreira (Ouça o trecho entre 01h23min e 01h31min).

  

Momento Virtual do Procurador

 

Nome: Daniel Pagliusi
Assunto: Intimação Pessoal (
clique aqui para a íntegra).

 

Nome: Mônica Hildebrand de Mori

Assunto: Intimação Pessoal (clique aqui para a íntegra).

 

O PGE adjunto: i) fez mais alguns esclarecimentos sobre a situação dos estagiários. ii) parabenizou a APESP pela criação dos Núcleos de Acompanhamento das Áreas e os servidores pela criação da Associação; iii) sobre o concurso de ingresso, disse não ser uma questão fácil. Na audiência que o dr. Elival teve com o Governador não quis assinar o “autorizo”, mas ficou com o processo em seu poder e irá analisá-lo; iv) o anteprojeto de carreira de apoio está na mesma situação; v) o home-office precisa ser amplamente debatido (Ouça o trecho entre 01h31min e 02h00min).

 

Manifestação dos Conselheiros

A conselheira Kelly Paulino Venâncio: i) parabenizou o Centro de Estudos pelo curso de gestão na FGV; ii) leu um requerimento dos conselheiros eleitos sobre a intimação pessoal (clique aqui para a íntegra); iii) comentou sobre o problema para o pagamento da bolsa dos estagiários; iv) parabenizou os servidores pela fundação de sua Associação; v) indagou sobre o decreto relativo ao cumprimento das obrigações de fazer. O conselheiro Cláudio Henrique de Oliveira: i) também registrou a situação dos estagiários, lamentando que tenha ocorrido uma falta maior de planejamento; ii) falou sobre a questão da intimação pessoal; iii) parabenizou a nova diretoria da APESP (Ouça o trecho entre 02h00min e 02h29min). A conselheira em exercício Rosana Martins Kirschke disse que as mensagens recebidas pelo Gabinete sobre a intimação pessoal mostram que há alguma desinformação, prestando os devidos esclarecimentos (Ouça o trecho entre 02h29min e 02h41min). A conselheira Maria Bernadete Bolsoni Pitton parabenizou o dr. Igor pelo ingresso no MP-SP, afirmando que a evasão nos quadros da PGE é um sinal de alerta já antigo. Acredita que a questão da intimação pessoal é um problema do Judiciário, que precisa se adequar ao novo CPC (Ouça o trecho entre 02h41min e 02h46min). A conselheira Claudia Bocardi Allegretti entende que a PGE não tem uma gestão moderna e que a questão da intimação pessoal não está bem informada para a carreira. Sugeriu a criação de um Grupo de Trabalho para uma mudança na gestão da PGE. A conselheira em exercício Mirian Kiyoko Murakawa trouxe maiores informações sobre o curso “Métodos para Gestão da Justiça” (clique aqui para a notícia) (Ouça o trecho entre 02h46min e 03h00min). A subprocuradora da Consultoria Cristina Mastrobuono: i) parabenizou a nova diretoria da APESP pela criação dos Núcleos de Acompanhamento das Áreas, aceitando a proposta para trabalhar em conjunto; ii) noticiou e explicou a publicação da resolução PGE nº 29, que regulamenta a elaboração de Parecer Referencial pelas Consultorias Jurídicas e sua utilização pela Administração Pública (clique aqui para a íntegra); iii) relatou visita que fez à CJ da SAP; iv) comentou a questão da desmotivação da carreira (Ouça o trecho entre 03h00min e 03h12min). A conselheira em exercício Rosana Martins Kirschke fez comentários sobre o decreto 61.782/2016 (referente ao cumprimento das obrigações de fazer). O corregedor geral Sérgio Itikawa deixou a todos uma mensagem de otimismo para se enfrentar o difícil ano de 2016. A subprocuradora do Contencioso Tributário Fiscal Maria Lia Porto comentou: i) a Resolução PGE-3, adiantando que a próxima resolução buscará ampliar a experiência da PR de Campinas com os grandes devedores; ii) a prorrogação e a adesão no PEP e PPD (Ouça o trecho entre 03h12min e 03h26min). O conselheiro Salvador José Barbosa Junior desejou sucesso à nova gestão da APESP. Sobre a intimação pessoal, advertiu que será necessária uma significativa melhora no sistema do PGE-NET. Além disso, por ser uma lei federal, será difícil São Paulo ir contra ao modelo adotado pela advocacia pública nacional. Indagou sobre a possibilidade das bolsas de estágio serem pagas pelo Centro recém-criado. Abordou as notícias relativas à ação movida pela PGE contra as gratificações da Defensoria Pública (Ouça o trecho entre 03h26min e 03h36min). O conselheiro Danilo Gaiotto parabenizou: i) a nova diretoria da APESP, ressaltando ser importante ter à frente da Associação um ex-procurador geral do Estado; ii) a dr. Lia pela publicação da resolução nº 3; iii) os servidores pela fundação da sua Associação. Sobre esse último tópico, apresentou requerimento pela criação no Conselho da PGE o Momento do Servidor (clique aqui para a íntegra). Abordou a Portaria AGU 534/2015, que fixa procedimentos para desistência de recurso pelos Advogados e Procuradores Federais. Sugeriu que o GPGE pense na possibilidade de adotar um sistema eletrônico utilizado da Defensoria chamado “MEU RH”. Por fim, mencionou trecho da manifestação do presidente dos EUA Barack Obama no seu Discurso à Nação de 2016 (Ouça o trecho entre 03h36min e 03h48min). O conselheiro Ricardo Ferreira Rodrigues indagou sobre: i) a previsão da publicação da lista de antiguidade; ii) se uma nova pesquisa sobre o Centro de Estudos será realizada novamente neste ano; iii) a apresentação do relatório de prestação de contas do Centro de Estudos; iv) a normalização do pagamento de OPVs; v) a minuta do decreto do FUNPROGESP. O PGE adjunto esclareceu: i) com o decreto nº 61.802 será possível pedir suplementação para pagar as OPVs de 2015. A expectativa de resolver nas próximas semanas; ii) a minuta do decreto do FUNPROGESP está na Secretaria de Planejamento; iii) a ação contra  as gratificações pagas pela Defensoria Pública para atividades em condições de especial dificuldade decorrente da localização ou da natureza do serviço. A dra. Mirian Kiyoko informou que provavelmente uma nova pesquisa sobre a atuação do Centro de Estudos será realizada e que a dra. Mariângela já protocolou o relatório de prestação de contas do Órgão. O dr. José Renato anunciou que a dra. Lucia de Faria Freitas foi nomeada como Ouvidora da PGE SP. Foi deflagrado o concurso de promoção com 20 vagas para nível II, 24 para o nível III, 29 para o nível IV e 28 para o nível V (Ouça o trecho entre 03h48min e 04h16min).

 

 

 
 
Siga a APESP nas redes sociais :
  Se desejar ser removido de nossa lista, responda para apesp@apesp.org.br e coloque no assunto “remover”.