ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

 Assembléia Geral


Regime remuneratório: a decisão está próxima

No próximo dia 24/08, a Apesp dará continuidade à Assembléia Geral Extraordinária (AGE) para definir os rumos da sistemática remuneratória dos procuradores do Estado, que poderão optar pela adoção do regime de subsídios – com parcelas únicas e decrescentes em cada nível – ou manutenção do atual modelo – calcado em tratativas de revalorização anual das quotas de verba honorária. O zelo preconizado pela entidade, na condução da questão, objetiva fomentar uma discussão democrática, sem açodamentos, possibilitando um posicionamento maduro que trará reflexos definitivos. O processo iniciou-se no 1° Seminário Questão Remuneratória: Caminhos e Perspectivas, quando se escolheu a Comissão Redatora. Em maio, realizou-se o 2° Seminário e AGE, quando se adiou a decisão, para um maior aprofundamento do debate. Na oportunidade, foram reunidos 472 votantes (220 presentes e 252 representados por procuração) – quórum inédito jamais registrado em assembléias anteriores.

Nesse ínterim, a Comissão Redatora teve a oportunidade de aperfeiçoar o anteprojeto de lei instituidor do regime de subsídios, absorvendo emendas remetidas pelos colegas. Com o adiamento, foi possível acompanhar a tramitação e conhecer os pareceres da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa de São Paulo sobre a constitucionalidade do PLC n. 10/2007, que dispõe sobre o subsídio mensal dos membros do Poder Judiciário, e do PLC n. 16/2007, que dispõe sobre o subsídio mensal dos membros do Ministério Público. Ambos tiveram a sua constitucionalidade confirmada pelo relatório da deputada Maria Lúcia Amary (PSBD) e passaram a tramitar em regime de urgência.

Atualmente, os projetos encontram-se na Comissão de Finanças e Orçamento: o PLC n. 10, sob relatoria do deputado Campos Machado (PTB), e o PLC n. 16, sob relatoria do deputado Waldir Agnello (PTB).

Serviço

Assembléia Geral Extraordinária

Data:
24/08/2007 (sexta-feira)
Local:
Centro Sociocultural, Rua Tuim, nº 932,
São Paulo, SP.

Horário:
9h30
– Seminário Questão Remuneratória:
Caminhos e Perspectivas
14h00
– Primeira convocação da AGE
14h30
– Segunda convocação da AGE

Na AGE, cada procurador poderá representar até dois outros associados, mediante procuração, conforme modelo enviado por correio;

A APESP fornecerá: almoço aos que participarem do evento; reembolso das despesas com transporte coletivo, aos colegas oriundos de locais situados fora da capital; e estacionamento no local para os que comparecerem em veículos próprios.

O seu comparecimento é fundamental!
A vontade da maioria definirá o destino da carreira!

O que é subsídio?

O regime de subsídios foi instituído pelo parágrafo 4° do artigo 39 da Constituição Federal, pelo qual “o membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no artigo 37, X e XI”. É obrigatório para os procuradores de Estado, por força do artigo 135 da mesma Carta.

Tipo de Regime                                  Vantagens                             Desvantagens

Subsídios

Um maior balanceamento entre os níveis da Carreira

Adequação constitucional

 

Dependência de projeto de lei para majoração, de iniciativa do governador do Estado, e da tramitação na Assembléia Legislativa de São Paulo

Atual
Sistemática

 

Continuidade do pagamento de quotas de VH, de acordo com a produtividade

Manutenção de vantagens pessoais (como qüinqüênio e sexta-parte)

Diferenciação remuneratória com relação ao restante do funcionalismo

Inadequação constitucional da sistemática

Incapacidade de diminuir diferenças entre os níveis iniciais e superiores da Carreira

 


Reconquista da paridade

Com expressiva participação de associados, a AGE realizada em 18/05 deliberou que a carreira não abriria mão da paridade remuneratória no mês de julho. Ressalta-se que as tratativas foram bem sucedidas e o procurador geral do Estado obteve a revalorização das quotas de verba honorária

 

E

[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8]

F