ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

 

 Editorial      


As últimas da Carreira

No último dia 18 de maio, a Carreira realizou um Seminário e uma Assembléia Geral, preparando-se para atravessar, com ânimo firme, o rubicão do regime de subsídios.

Tamanha a importância dos aludidos conclaves e sua repercussão em todas as unidades da Federação que os mesmos contaram com a presença do presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Estado Ronald Bicca.

A Comissão Redatora do anteprojeto de lei – cujos integrantes foram indicados pelos colegas em anterior conclave – apresentou à consideração da Assembléia um projeto de lei primoroso, cujo maior mérito foi o de qualificar nossa acalentada verba honorária como um dos componentes do subsídio. Até porque a Constituição, em momento algum, estabelece quais as espécies remuneratórias compõem aquela noção, deixando essa tarefa a cargo do legislador.

No entanto, por se tratar de uma decisão de extrema responsabilidade e de um momento decisivo para os destinos da nossa Instituição, prevaleceu o bom senso, e a maioria dos 472 votantes deliberou adiar a votação da matéria, entendendo que o tema não estava, ainda, suficientemente debatido e amadurecido.

Sem embargo dessa deliberação, ficou acordado que a Carreira não abre mão da paridade remuneratória no próximo mês de julho – via revalorização da verba honorária – além do que foi mantida e prestigiada a Comissão Redatora do anteprojeto de lei, que deverá recepcionar novas propostas e contribuições dos colegas, com vistas ao aprimoramento do texto.

Como o preço da dignidade remuneratória é a constante vigilância, a Carreira permanecerá atenta aos pareceres que a Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa deverá emitir sobre a constitucionalidade dos projetos da Magistratura e do Ministério Público e sobre a migração para o regime de subsídios, a que estamos subsumidos, por força dos dispositivos constitucionais. O bom senso, portanto, recomenda aguardarmos os acontecimentos.

Mas o atual momento não é somente de expectativa. Acho que temos uma boa notícia para transmitir à Carreira. No final do mês de maio, a APESP, na qualidade de co-instituidora e fundadora, assinou um convênio de adesão ao JUSPREV, um plano de aposentadoria privada complementar instituído por associados do Ministério Público e do Poder Judiciário, nos moldes previstos no artigo 202 da Constituição Federal.

Trata-se de uma conquista da mais alta importância histórica para a Carreira, pois irá assegurar a todos os Procuradores do Estado participantes do JUSPREV ou seus beneficiários uma significativa renda mensal programada, capaz de exorcizar o fantasma da aposentadoria minguada, que paira sobre a cabeça dos novos procuradores.

Assim que for concluída a rodada nacional de colheita de adesões das demais associações de classe do Ministério Público e da Magistratura e o novo plano previdenciário estiver consolidado, vamos prestar os devidos esclarecimentos aos nossos associados, ministrando ciclos de palestras necessários à divulgação do JUSPREV.

Por último, inauguramos nesta edição a seção Voz das Regionais. Além de dar destaque às profícuas atividades desenvolvidas pelas nossas Procuradorias Regionais, o texto procura denunciar suas deficiências e, não raro, precárias condições de trabalho. Nossos combativos jornalistas tiveram a pachorra de visitá-las, relatar as respectivas conquistas e esmiuçar os problemas mais aflitivos de cada uma, trazendo a lume um precioso documento cuja finalidade última é servir de subsídio (no bom sentido) para o aprimoramento estrutural e funcional da Instituição.

Dando fecho a este editorial e para que não se diga que não falamos de flores, nosso colega José Chizotti brinda-nos com um divertido relato que retrata sua experiência na Suprema Corte, quando esteve lotado no Escritório da Procuradoria Geral do Estado em Brasília. Bom proveito.

Zelmo Denari
PRESIDENTE DA APESP

E

[1][2][3] [4/5][6][7][8]

F