ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO



 

Homenagem


"Morrer é apenas não ser visto.
 Morrer é a curva da estrada"


Fernando Pessoa

 

José Luiz Vigna Silva (6/7/1957 a 31/3/2006)

O colega José Luiz Vigna Silva deixou a nossa convivência em 31 de março de 2006, em pleno auge de sua atividade profissional e um dia antes de assumir o cargo de conselheiro assessor da APESP – que desempenharia com a competência e abnegação que lhe eram inerentes – em substituição a uma colega que optou pela Defensoria.

Graduou-se em Direito pela PUC de Campinas e era especialista em Direito Tributário. Ingressou na PGE em 1994, sempre atuando na Área do Contencioso da Procuradoria Regional de Campinas, da qual era chefe do setor fiscal.

Muito dedicado e comprometido com a Instituição, Vigna participou ativamente de diversos grupos de trabalho ligados à área fiscal e à arrecadação da dívida ativa.

O procurador Marcelo Gaspar, que atuou junto com Vigna, entre 2000 e 2002, em um grupo de trabalho referente à transferência do controle da dívida ativa para a PGE, faz um emocionado relato sobre o amigo: "O nosso querido amigo José Luiz deixou este mundo material para se transformar em essência pura e viver numa nova dimensão, a divina dimensão da paz, na sublime proximidade de Deus, na inefável Graça do merecimento. Sua ausência física agora é preenchida com as mais gratificantes lembranças, conduzindo-nos por entre todos aqueles valores que nortearam sua existência. Essa é a sua herança que nos enriquece, nos envaidece, nos dignifica. E ela não é temporal, pois se eternizará através do legado deixado aos colegas, que tiveram o prazer de compartilhar de sua existência. Seria oportuno registrar a mais sincera gratidão pela dedicação e competência do amigo José Luiz, que não poupou esforços no desempenho de suas funções, pela excelência dos trabalhos realizados. Soube conquistar grandes amigos e nunca mediu esforços para cooperar com os colegas, mostrando-se sempre habilidoso para relacionar-se com todos. Sua força situava-se na convicção e na firmeza com que defendia seus ideais, buscando sempre o aperfeiçoamento. Precisamente, por todas essas e outras virtudes, teve papel determinante na projeção e fortalecimento da Procuradoria Geral do Estado, e não por acaso seu nome permanecerá inscrito na história desta Instituição."


Sérgio Ricardo Salvador (24/12/1962 a 25/4/2006)

O trágico falecimento, em 25 de abril, de Sérgio Ricardo Salvador, procurador do Estado desde 1987, abalou a Carreira pela violência e gratuidade. Sérgio foi assassinado em um assalto na rodovia Fernão Dias, próximo ao Bairro do Jaçanã, Zona Norte de São Paulo. O procurador foi um dos responsáveis pela instalação da Assistência Judiciária da Seccional de Guarulhos, unidade em que permaneceu classificado até pedir transferência para a Secretaria da Cultura, exercendo suas funções na Consultoria Jurídica do órgão.


Entre 2000 e 2001, esteve à frente da Coordenadoria dos Estabelecimentos Prisionais do Estado (COESP) cargo que exerceu com muita competência, com a experiência que havia adquirido na PGE pela atuação na Coordenadoria dos Presídios. Era também professor de Direito Civil no Centro Universitário Metropolitano/Faculdades Integradas de Guarulhos (Unimesp/FIG).

Cristina Cirenza trabalhou com o procurador, entre 1994 e 1999, quando era coordenadora geral de Presídios (na região da Capital e no Interior) e Sérgio era coordenador de presídios da Regional de Guarulhos. Em suas lembranças, Cristina recorda-se de um colega amistoso, cordial e muito querido por todos. "Conheci muito bem o Sérgio. A última imagem que tenho dele é de uma pessoa feliz e sorridente, que em nenhum momento se recusava a atender qualquer pedido dos companheiros. Era uma pessoa dedicada e extremamente competente."


E

[1] [2] [3] [4/5] [6] [7] [8]

F