ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO



 

Artigo

_________________________________________________________________________


Eles fizeram a nossa história

Apesp presta homenagem aos procuradores e às
 procuradoras que, com muita disposição e luta,
ingressaram no primeiro concurso público da carreira



No ar, a emoção do reencontro, as lembranças dos velhos tempos, os longos abraços para compensar o tempo afastados. Numa quente noite de quarta-feira, 10 de novembro, o Centro Sociocultural da Apesp reuniu, em homenagem, os bravos colegas que aprovados, há 50 anos, no primeiro concurso público realizado para a carreira. Foram 55 os homenageados (veja box). O presidente da Apesp, José Damião de Lima Trindade, ressaltou a honra da entidade ao receber a turma de 54. "Recebam hoje a nossa mais sincera homenagem. Costumo dizer que a turma de 1954 simboliza o ingresso da PGE na sua fase republicana, pois foi a primeira turma a adentrar nossa instituição mediante concurso público." Antonio Maffezoli, presidente do SindiproesP, também saudou os colegas. "Não estaríamos aqui se não fossem vocês. Parabéns e obrigado pelo exemplo e pela dedicação."

Um a um, os procuradores foram chamados e homenageados. Todos receberam uma estatueta de bronze, simbolizando um abraço, boa analogia para a união na carreira. Fábio Carlos Lorenzi falou em nome dos colegas da turma de 54. "Esse é um momento de grande significação. Aqui estão irmãos de luta na nossa atuação pela carreira de procuradores. Que Deus nos ajude na nossa caminhada pela equiparação com as demais carreiras jurídicas", disse o procurador, disposto a mais uma luta. Lorenzi ocupou diversos cargos na PGE e na Apesp, da qual foi presidente entre 1994 e 1996.

Disposição também tem de sobra o colega Nélio Chagas de Moraes, que do alto dos seus 85 anos afirma que o segredo está em gostar da vida. "E de mim. Sempre vivi o meu tempo e isso é muito importante, saber que seu tempo é limitado." Nélio formou-se em 1947, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, e diz que a advocacia é uma linda profissão. "Somos as sentinelas avançadas do regime democrático." Na memória, a certeza de que o ingresso dos "advogados militantes", em 1954, trouxe mais energia à Procuradoria. "Mudamos um comportamento burocratizado, que estava arraigado na Advocacia do Estado."

A advocacia é a paixão de Adla Haddad que continua na ativa, com dois escritórios. Tanto trabalho, não permite observar o tempo que passa. "Quando recebi o convite, achei que nem era comigo. Não acreditava que já fazia 50 anos", conta a procuradora.

Bem-humorado, Plínio Rezende comemorava a vida. "É uma festa maravilhosa, que nem sei se merecemos. Muito de nós tiveram a sorte de não ter morrido ainda", brincou. "Fico orgulhoso de ter uma Associação tão linda, que proporciona uma reunião como essa onde podemos encontrar os antigos colegas." Rezende atuou ao lado de Fábio Lorenzi, em 1958, na Assistência Judiciária de Santos, no gabinete do governador Carvalho Pinto, em 1962, e também na PAJ Criminal, onde foi chefe durante muitos anos. De 1954, resta o orgulho de ter ingressado numa carreira que considera "formidável".


 

Os homenageados, a homenagem, a festa: há 50 anos acontecia o primeiro concurso público para a carreira

        

Um brinde à turma de 54, dentre os quais os procuradores Nélio Chagas de Moraes, Adla Haddad (à dir.) e Plínio Rezende

Os homenageados


Adla Haddad
Alfredo Freire Filho 
Amilton Alves Costa
Amphilophio de Mello Filho
Armando Marcondes Machado Junior
Augusta Barbosa de Castro Ribeiro
Carlos Fasani
Carlos Marques Pinho
Carlos Muniz Ventura Junior
Celso Franco de Queiroz Ferreira
Cícero Marcondes Machado
Cláudio Borba Vita
Clésio José Scabello
Dalka Maria Portugal Rios
Domingos Marmo
Fábio Carlos Lorenzi
Fernando Carlos Mattos
Fred Duarte de Araújo
Heitor Carlos de Siqueira Ferreira
Jesus Machado Tambellini
João Funari Neto
Jorge Roberto Aranha Macedo Vieira
José Maria Caiafa
Lauro Ribeiro Escobar
Léa Novaes
Luiz Matarazzo Silva
Manoel Blasi Gonçalves
Manoel Ferraz de Campos Salles Neto 


Maria Aparecida Ortiz Ramos Pereira
Marigildo de Camargo Braga
Mauro Meirelles dos Santos
Milton de Almeida Paiva
Milton de Souza
Milton Nogueira Brando
Moacyr Marcondes Guimarães
Nélio Chagas de Moraes
Newton Paiva
Nilson Passoni
Oscar Pacca de Azevedo
Paulo Celso Fortes
Paulo Chagas
Pedro Alcantara de Almeida Pontes
Pedro Lagonegro
Plinio Rezende
Salomão Ferreira Menezes
Sarah Esther Tomchinsky
Saul Ferraz
Sergio Brottero Junqueira
Théo Escobar
Therezinha Dulcinéa P. de Araújo Leite
Ulysses da Silva Camargo
Ulysses Fagundes Filho
Wilson Nora
Waldir Troncoso Peres
Yor Queiroz

E

[1] [2] [3] [4/5] [6] [7] [8]

F