ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO



 

Novos Procuradores

__________________________________________________


Renovação tão esperada

São 105 os colegas que assumem após longa batalha
pela nomeação. Muitos desistiram. Os que persistiram, estão atuando na Procuradoria Geral do Estado desde o último dia 30















Eles foram aprovados num dos mais duros concursos para uma carreira pública no país. Apesar de vencida essa difícil etapa, tiveram que, durante um ano e sete meses, amargar a dúvida sobre quando aconteceria a nomeação que os levaria a assumir seus cargos na Procuradoria Geral do Estado. Vários desistiram; muitos persistiram. Não só esperaram, como se mobilizaram, visitaram gabinetes, buscaram justiça. Os procuradores do Estado que desde o último dia 30 de agosto ocupam suas posições na PGE são verdadeiros lutadores. Estão na carreira certa (veja depoimento do procurador Fábio Lorenzi). Tomaram posse em sessão solene do Conselho da PGE realizada no Memorial da América Latina, em 12 de agosto – no auditório de sugestivo nome, Simon Bolívar – na presença do governador do Estado e outras autoridades

A saudação inicial aos novos procuradores partiu das entidades representativas que os apoiaram no trajeto rumo à conquista. Primeiro o presidente da Apesp, José Damião de Lima Trindade, ressaltou o quanto o ingresso desses colegas enriqueceria a instituição. "Sei que os novos procuradores que hoje tomam posse constituem uma geração guerreira. Esse ânimo de combate pelo Direito, pela Justiça, é a mais alta qualidade do advogado." Pelo SindiproesP, o presidente Antonio Maffezoli cumprimentou os novos companheiros. "Companheiros, sim, sem nenhuma carga ideológica. Companheiro é aquele que acompanha, que anda junto, compartilha ações e sentimentos. E o que, há quase dois anos, não somos nós senão companheiros dessa jornada? Final e felizmente, essa luta de vocês – a luta de todos nós procuradores – chega ao fim!"

Luta relembrada por Fernando Colhado Mendes, que falou em nome dos empossados, afirmando que a "alegria do presente momento" não poderia deixar "as incertezas dos momentos passados" esquecidas. E saudou a todos: "Aquele que atinge seu ideal, por si só o ultrapassa".

 
A solenidade de posse contou com a presença do governador do Estado e a belíssima apresentação da Orquestra Jovem

O procurador-geral do Estado, Elival da Silva Ramos, em seu discurso, reconheceu que "essa geração deu provas de qualidades pessoais inequívocas", dentre elas, "a tenacidade". E salientou o papel da PGE na defesa do princípio da legalidade e do interesse público.

O governador Geraldo Alckmin ressaltou a importância da Procuradoria para o Estado e mencionou várias de suas "vitórias" que, em última análise, são vitórias do interesse público – enfatizando aquelas obtidas nas ações envolvendo os "milionários" precatórios ambientais.

Nos olhares das centenas de pessoas que lotavam a platéia, havia muita emoção. Ninguém tinha dúvida: participavam de um raro momento de justa conquista. Para eles e, sobretudo, para o interesse público. Afinal, a PGE que possui fundamentais atribuições estava com mais de 40% de seus cargos vagos. Só no ano passado, entre aposentadorias e exonerações – já que vários procuradores estão buscando outros caminhos –, dela saíram mais de 30 colegas. E o trabalho que já era imenso, aumenta a cada dia. 

   
Damião discursou pela Apesp para um emocionado e lotado auditório na posse oficial dos novos procuradores

Centro Sociocultural – Após tanta luta, uma comemoração se fazia mais do que necessária. Assim, no dia 20 de agosto, numa animada festa no Centro Sociocultural da Apesp, cerca de 700 pessoas, entre antigos e novos colegas, convidados e familiares, puderam se divertir e curtir uma bela noite em que até o insistente inverno deu lugar ao calor que combina melhor com as grandes comemorações.

 

Até as noites de frio deram uma pausa na calorosa comemoração dos novos procuradores do Estado no Centro Sociocultural da Apesp



Para onde foram os novos

Na área cível: 1 no Plantão Família, 5 no Plantão Cível, 11 no Foro Regional de São Miguel, 7 no Foro Regional de Santo Amaro, 10 no Foro Regional de Itaquera. Na área criminal: 7 na Vara da Infância, 6 na Vara do Júri, 8 em Varas Criminais Singulares e 6 serão procuradores itinerantes.

PAJ da PR da Grande São Paulo: 12 
PAJ da PR de Araçatuba: 1

PAJ da PR de Bauru: 1
PAJ da PR de Campinas: 1

PAJ da PR de Presidente Prudente: 1
PAJ da PR de Ribeirão Preto: 2
PAJ da PR de Santos: 3
PAJ da PR de São José do Rio Preto: 2
PAJ da PR de Sorocaba: 2

PAJ da PR de Taubaté: 2
Contencioso da PR da Grande São Paulo: 13
Contencioso da PR de Campinas: 4

 

 
DEPOIMENTO AOS NOVOS COLEGAS  


A nomeação e posse dos novos procuradores do Estado, consolidada através de uma luta de vários meses com a Administração Pública Estadual, e quase sem precedente na história da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, uma verdadeira odisséia para esses bravos colegas, trouxe-me à lembrança o que ocorrera comigo e com mais de três dezenas de colegas há cerca de 50 anos atrás.

   

Corria, então, o ano de 1954, em seu início, quando foi aberto pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Justiça e Negócios Interiores, o primeiro concurso de ingresso à carreira de "advogado", denominação inicial da atual carreira de procurador do Estado. Recém-saído dos bancos acadêmicos, juntamente com outros colegas, inscrevi-me no Departamento Estadual de Administração (DEA) para o concurso supramencionado.

As provas que seriam exclusivamente escritas, sem conter o critério de testes objetivos, foram realizadas em maio/junho daquele ano e a lista de aprovação e classificação publicada logo em seguida. Tal certame, no entanto, tinha algo de singular: o número total de vagas postas em concurso era de 75 cargos, mas 56, praticamente, já estavam preenchidos por colegas denominados "interinos", aos quais previamente era atribuído um certo número de pontos, correspondentes à nota mínima 5, que resultava na aprovação automática dos mesmos. Portanto, bastava o comparecimento do candidato e mesmo com a entrega da prova em branco, a sua aprovação se tornava irrefutável, nos termos do Edital do Concurso.

Assim, para cerca de 600 candidatos inscritos, estavam em disputa pública e em igualdade de condições apenas 19 cargos da carreira de advogado do então Departamento Jurídico do Estado, antiga denominação da PGE. A nomeação dos interinos e dos 19 classificados aos cargos remanescentes ocorreu no dia 12 de novembro de 1954. Destes lembro-me do primeiro classificado, Oscar Barreto Filho, professor catedrático de Direito Comercial da USP, já falecido, de Theo Escobar, de Carlos Muniz Ventura, de Fred Duarte Araújo e de Armando Marcondes Machado Jr. Eu e outros colegas estaríamos na lista dos 75 cargos postos em concurso e nomeados naquela data, se o certame fosse disputado em igualdade de condições, só com a nota das provas.

No entanto, tal discrepância serviu para unir os concursados aprovados e classificados na lista geral, mas postergados na nomeação pelos "interinos". Começava, então, também, a odisséia de luta pelos nossos direitos, com inúmeras reuniões realizadas para acharmos o rumo da nossa pretensão, no campo administrativo e judicial. Inúmeros requerimentos foram protocolados na sede do Governo do Estado, relatando o acontecido, mas tudo foi em vão. Restou-nos, pois, o ingresso no Judiciário. Vale ressaltar os nomes dos colegas que, juntamente comigo, integraram a Comissão de Luta: Sérgio Manoel Martins Torres, Nélio Chagas de Moraes, William Almeida Oliveira e Jayme Queirós Lopes, estes dois últimos já falecidos. A abnegação desses à luta pelos direitos dos demais colegas preteridos foi marcante, inolvidável.

O ingresso em Juízo confirmou e reconheceu o direito dos autores à nomeação, retroagindo-a, com posse e exercício a 12 de novembro de 1954, com a eliminação dos pontos dos "interinos" e elaboração de nova lista de classificação. O Tribunal de Justiça do Estado e o Supremo Tribunal Federal confirmaram o decisório, que transitou em julgado. A data de 12 de novembro de 2004 se constituirá no aniversário de 50 anos de ingresso na carreira de procurador do Estado, portanto, no jubileu de ouro, data inesquecível e que trará à lembrança toda a luta, reuniões e procedimentos e o carinho com todos os colegas de concurso, que se tornaram amigos e irmãos.

Portanto, aos novos procuradores o incentivo e parabéns pela luta que encetaram em prol de seus direitos: isso, sem dúvida, os engrandece, mas engrandece também a Procuradoria Geral e representa o mais puro exercício da advocacia e a aprovação definitiva e final de que estão mais do que aptos ao exercício da advocacia pública.

Mas, nem tudo, como sói acontecer, é ouro. Recente decisão da Suprema Corte, fundada em voto de ex-integrante da Magistratura Paulista, enterrou com todas as honras e estilo o direito adquirido, e o ato jurídico perfeito, ao determinar pagamento de contribuição previdenciária a aposentados e pensionistas do serviço público. Logo será a coisa julgada.... O enterro será maior!

Se nos idos de 1954 a grei de notáveis recentes julgadores integrasse aquele sodalício, no lugar de um Aliomar Baleeiro, Nelson Hungria, Seabra Fagundes, talvez eu não estivesse aqui, neste momento, escrevendo estas singelas linhas de memórias e parabéns... 

Fábio Carlos Lorenzi é procurador do Estado aposentado em 1987 e ingressou na carreira em 12 de novembro de 1954. Ocupou diversos cargos na PGE e na Apesp, da qual foi presidente de 1994 a 1996

E

[1] [2] [3] [4/5] [6/7] [8]

F