ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

APESP  EM MOVIMENTO

Boletim Informativo da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP –  Nº 69 - 14.05.2007



Mobilização do interior torna 
1º encontro regional um sucesso

1º Encontro Regional de Procuradores do Estado, realizado nos dias 26 e 27 de abril, em Presidente Prudente, SP, foi um sucesso. O evento, organizado pelo Centro de Estudos da PGE, reuniu dezenas de procuradores das unidades de Prudente, Rio Preto, Marília, Araçatuba, Ribeirão Preto, dentre outras regiões. "O evento foi uma oportunidade extraordinária para os procuradores do interior se reunirem e trocarem experiências, muitos deles têm poucas oportunidades de se deslocarem até a capital", afirma Zelmo Denari, presidente da APESP, cuja palestra abordou as recentes alterações do Código Tributário Nacional e as decisões polêmicas do STF sobre o ICMS.

O procurador geral do Estado, Marcos Nusdeo, compareceu ao Encontro e proferiu conferência sobre os novos horizontes institucionais da PGE, agora sem a assistência judiciária, e com o controle total da dívida ativa. Participaram, também, desse evento, Antonio Carlos Marcato, professor da USP, que fez uma palestra sobre o novo processo de execução de título judicial e extrajudicial; e José Luiz de Queiroz, procurador do Estado em atuação na Subprocuradoria Geral do Contencioso, que abordou as ações de improbidade administrativa.

A procuradora chefe do Centro de Estudos, Márcia Semer, presente ao Encontro, disse que pretende realizar um evento como esse por semestre em cada região. Cabe lembrar que o último curso de atualização para procuradores ocorrido em Prudente aconteceu em 2001. Ao final do primeiro dia do evento, a APESP promoveu um coquetel para os presentes, com música ao vivo. 


Subsídios: a nova sistemática remuneratória

O trabalho da Comissão escolhida para elaborar a proposta do projeto de lei que instituirá o regime de subsídios para os procuradores do Estado foi concluído no dia 04 de maio deste ano. O texto será agora submetido à aprovação dos procuradores em Seminário, que será realizado no dia 18 de maio, às 9h30, e, em Assembléia Geral Extraordinária, na mesma data, às 14h00, no Centro Sociocultural da APESP (Rua Tuim, 932). A discussão sobre o tema foi iniciada no Seminário "Questão Remuneratória: Caminhos e Perspectivas", realizado em 31 de março de 2007, com a participação de cerca de 150 procuradores ativos e aposentados, vindos de todas as unidades da PGE e diferentes regiões do Estado.

Deve-se destacar o importante trabalho dos integrantes da Comissão: Ivan de Castro Duarte Martins e Márcia Junqueira Sallowicz Zanotti, representantes da APESP; João Parisi Filho, representante dos aposentados; Márcio Sotelo Felippe e Dirceu José Viera Chrysostomo, ex-procuradores gerais do Estado; Regina Celi Pedrotti Vespero Fernandes e Thiago Luís Santos Sombra, representantes do Conselho da PGE; José Francisco Lopes de Miranda Leão e Ivanira Pancheri, representantes do Sindiproesp.

A próxima edição do Jornal do Procurador (JP n° 30) trará ampla reportagem sobre esse tema.

 

E

[1] [2] [3] [4

F