ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

APESP  EM MOVIMENTO

Boletim Informativo da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP –  Nº 43 - 03.02.2005



Paridade remuneratória: em 2005, "de uma só tacada" _________________________________

Diretoria da APESP mantém diálogo com o Procurador Geral sobre a questão remuneratória

A Diretoria da APESP reuniu-se no dia 1º de fevereiro com o procurador-geral do Estado adjunto,
Dr. Mendes Junior, que está substituindo desde o início do ano o procurador-geral do Estado, que deverá retornar de licença-prêmio dentro de 30 ou 60 dias. 

O objetivo da reunião era dar prosseguimento às articulações visando à reconquista da nossa paridade remuneratória com as demais carreiras jurídicas. 

No auge da mobilização, em meados do ano passado, o procurador-geral afirmou que, ao assentir com o "reajuste" zero, teria se tornado "credor" do governo estadual para, em 2005, ser alcançada "em uma só tacada" a reconquista da paridade. 

Os Diretores da APESP externaram ao Adjunto a firme disposição da nossa entidade de atuar ao lado dos Órgãos Superiores da Instituição (Gabinete e Conselho) para cobrar esse "crédito" junto ao Governo. 

Durante a reunião, a APESP ressaltou ao Adjunto que: 

a) é impostergável a retomada da paridade remuneratória ainda neste ano, sob pena de se ampliar a diferença remuneratória entre os procuradores do Estado e as demais carreiras jurídicas; 

b) a sistemática que prevê reajustes anuais da verba honorária, conforme a arrecadação no ano anterior, foi implantada pelo atual procurador-geral do Estado, como condição para aceitar o cargo, conforme reiterou em diversas ocasiões; 

c) a expectativa geral de que, no final de 2004, seria considerável o saldo existente no Fundo da Verba Honorária se confirmou. O total arrecadado no ano passado excedeu o montante pago a título de verba honorária em quase 20%. Esse saldo permite a recuperação da paridade remuneratória neste ano, sem contar ainda que houve saldos nos anos de 2002 e 2003. 

A Diretoria da APESP solicitou ao Adjunto que apresentasse um cronograma exato das etapas administrativas a serem percorridas para o restabelecimento da paridade remuneratória, informando sempre a carreira do andamento das conversas com a Secretaria da Fazenda e demais órgãos administrativos envolvidos. 

Expressando grande preocupação com o afastamento do Procurador Geral do Estado até o final de março, quando as negociações já deveriam estar concluídas, a Diretoria da APESP reafirmou que continua inteiramente à disposição para lutar ao lado dos Órgãos Superiores da Instituição pela reconquista da paridade. 

O Procurador Geral em exercício afirmou que está otimista com o cenário e que o saldo obtido no ano passado ajudará nas conversações. Insistiu que neste momento a ausência do Procurador Geral do Estado em nada prejudicará as negociações, eis que é um momento preliminar de confrontações de dados técnicos. Por fim, comprometeu-se a manter a APESP informada dos passos percorridos, tendo inclusive concordado com a realização de nova reunião no prazo máximo de um mês. 

Como nunca deixou de fazer, a APESP lança mão de todos os meios e recursos na luta pela defesa dos direitos dos Procuradores – do diálogo com autoridades em todos os níveis da Administração até ações judiciais e medidas de pressão coletiva deliberadas pelos associados nas assembléias. 

Como já afirmamos: EM 2005, PARIDADE REMUNERATÓRIA EM UMA SÓ TACADA !

 

RECURSOS DO FAJ

A diretoria da APESP externou ao Procurador Geral do Estado Adjunto sua preocupação em relação aos recursos do FAJ, em face do teor da Resolução do Tribunal de Justiça, publicada no D.O.E do dia 28/01/2005 que, interpretando a EC 45, determinou que todas as custas fossem destinadas exclusivamente ao Poder Judiciário. Foi informada que o Governo do Estado já interpôs ADIN contra essa resolução.

E

[1] [2] [3] [4

F