Processo eleitoral para formação de lista tríplice para o cargo de Procurador Geral do Estado

Missa de Natal da Apesp – 2014 – foi no Mosteiro de São Bento, com apresentação do grupo \”Violinos de São Paulo\”. Veja as imagens!
26 de novembro de 2014
2º Aberto de Tênis da Apesp
29 de novembro de 2014

A Comissão Eleitoral encarregada de realizar a votação para a composição da lista tríplice para o cargo de Procurador Geral do Estado, constituída na forma do Edital, publicado em 27/11/2014 (clique aqui para a íntegra), vem a público comunicar a abertura do sistema para votação, bem como trazer informações relevantes sobre o sistema a ser iniciado. 

Importa registrar que se trata de iniciativa pioneira e histórica, a ser louvada por todos nós, membros da PGE-SP, objetivando trilhar os primeiros passos para o caminho da tão desejada autonomia institucional. No entanto, tal pioneirismo exige a compreensão de que foi desenvolvida a melhor sistemática possível para o momento, especialmente se considerarmos a necessidade de não se perder o momento oportuno para a apresentação da lista.

Neste contexto e nos termos do edital a sistemática possível foi a formação de uma lista sêxtupla, a partir da votação espontânea de todos os colegas. Após, em um segundo turno de votação os seis colegas mais votados, elegíveis e interessados em ocupar o cargo disputarão a formação da lista tríplice. É claro que o ideal seria termos tido um período de apresentação voluntária de candidaturas, mas é certo que isso nos faria perder uma oportunidade preciosa, de modo que a sistemática possível para o momento é esta que ora apresentamos. Cumpre registrar que esta sistemática foi adotada recentemente pela Polícia Federal e pela Advocacia Geral da União.

Em face desta sistemática, desde já conclamamos cada colega a divulgar a votação e a buscar nomes de relevo e envergadura institucional, objetivando a composição de uma lista que efetivamente nos represente. Ressaltamos que os requisitos legais para o provimento do cargo são o Procurador do Estado estar em atividade e não estar no período de estágio probatório. Esta iniciativa histórica tem por escopo dotar a instituição de outro requisito razoável e democrático: a garantia de participação dos próprios membros na escolha do Chefe da Instituição, a exemplo do que ocorre no Ministério Público, instituição de mesmo patamar constitucional.

A votação estará acessível a partir das 9 horas da próxima segunda feira, dia 1º de dezembro de 2014. Poderão votar todos os membros da PGE, ativos e inativos, associados ou não e são elegíveis os Procuradores do Estado que estejam em atividade e não estejam em estágio probatório, salvo aqueles que tenham se manifestado expressamente em sentido contrário. Para viabilizar a votação, desenvolveu-se um sistema específico e registrado em domínio próprio, qual seja, o www.listatriplicepgesp.com.br. Os eleitores deverão votar nesse sistema, pelo que, a seguir passamos a explicá-lo.

Para ingresso no sistema são necessários os seguintes dados: nome completo, CPF  e e-mail. A segurança e a garantia de que apenas o eleitor pode votar por si e de que somente poderá fazê-lo uma única vez estão certificadas, pois a votação somente será possível após a a liberação do e-mail do eleitor. Desde este momento, colocamo-nos à disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas que surjam e indicamos o e-mail listatriplicepgesp@apesp.org.br como canal de contato.

O sistema traz a listagem dos membros da PGE, sendo possível a busca por nomes. Neste primeiro turno de votação, cada eleitor poderá votar em até seis nomes, ou seja, é possível votar em apenas um, em dois, em três, em quatro, em cinco ou em seis Procuradores do Estado elegíveis. É importante que votemos em seis nomes, para legitimarmos o processo com a composição de uma lista sêxtupla de Procuradores do Estado que tenham obtido uma expressiva votação.

O sistema funcionará de forma ininterrupta, 24 horas por dia, no período da votação, ou seja, entre as 9 horas do dia 1º de dezembro de 2014 até as 23h59 do dia 7 de dezembro de 2014. Os eleitores poderão votar a qualquer hora do dia durante o período de votação.

O sistema foi desenvolvido de forma a garantir o caráter secreto do voto, não sendo, portanto, possível identificar em quem o eleitor votou. Tal medida é importante para resguardar o caráter absolutamente impessoal e democrático desta iniciativa histórica no âmbito de nossa Instituição.

Findo o prazo da votação, o sistema computará os votos e emitirá uma listagem com os dados e os votos recebidos por cada Procurador do Estado votado, colocando-os em ordem de classificação. Em seguida, contataremos todos os seis Procuradores do Estado mais votados, com o objetivo de averiguar aqueles que tem interesse em constar da lista. Importante ressaltar que o Procurador do Estado que optar por não figurar na lista sêxtupla, terá todos os seus dados preservados, ou seja, não será divulgado que seu nome integrava a lista dos mais votados.

No dia 08 de dezembro será divulgada a lista sêxtupla, com a indicação dos seis membros da PGE mais votados e interessados em figurar na lista, bem como sua colocação e o número de votos obtido. Nesta oportunidade, a Comissão Eleitoral emitirá novo comunicado apresentando o procedimento do segundo turno de votação.

Aproveitamos o momento para conclamar todos os Procuradores do Estado a aderirem a essa iniciativa pioneira e histórica, pois a consolidação desse procedimento dependerá do nosso comparecimento maciço às urnas, de forma a legitimar nossas indicações. 

Comissão Eleitoral

Tania Henriqueta Lotto
José Francisco de Miranda Leão
Maria Christina Tibiriçá Babouth