Em Brasília, ato público mobiliza entidades representativas e parlamentares em defesa da Advocacia Pública

Novos representantes da Apesp tomam posse
11 de abril de 2014
Encontro Estadual de Procuradores em Campos do Jordão foi um sucesso. Em breve, um álbum completo de fotos!
29 de abril de 2014

Em 22/04, foi realizado na Câmara dos Deputados um ato público em defesa da Advocacia Pública e em prol da votação na Comissão Especial da PEC 82 (“A PEC da Probidade”). A Apesp foi representada pela secretária-geral Anna Candida Serrano e por Nilton Carlos de Almeida Coutinho, representante da Associação na PGE Brasília.

O ato – organizado pelas entidades representativas da Advocacia Pública na União, Estados e Municípios – foi prestigiado por diversos parlamentares que integram a Frente Parlamentar em defesa da Advocacia Pública.

A abertura do evento foi realizada pelo deputado Fábio Trad (PMDB/MS), presidente da Frente, que reafirmou seu compromisso com os pleitos da classe.  Também pelo Mato Grosso do Sul, manifestou-se o senador Waldemir Moka que destacou a importância do trabalho do Advogado Público para assegurar tranquilidade aos gestores no período de suas administrações.

O deputado Lelo Coimbra (PMDB/ES), relator da Proposta de Emenda que já possui parecer favorável e está pronta para ser votada, lembrou o compromisso assumido pelo presidente da Comissão Especial, deputado Alessandro Molon (PT/RJ) de colocar a PEC 82/07 em votação antes do recesso de junho. \”Nosso parecer foi elaborado após discussões democráticas com os vários segmentos envolvidos”, concluiu.

O presidente da ANAPE Marcello Terto destacou a importância da PEC 82/07 que além de assegurar a autonomia institucional, financeira e orçamentária da Advocacia Pública, corrigirá a desigualdade com as demais funções essenciais à justiça, uma vez que, a Advocacia Pública é a única que não possui autonomia. “Essa é uma proposta que muito contribuirá para a eficiência e a probidade na Administração Pública brasileira e beneficiar todos os brasileiros, pois a Advocacia Publica quer a autonomia para defender o que é do povo brasileiro”, afirmou.

O ato público contou ainda com a participação de Santuzza da Costa Pereira, presidentes da APES; Helder Barros, presidente da APDF; Fábio Jun Capucho, presidente da  APREMS; Gianmarco Loures Ferreira, diretor da APEMINAS; Telmo Lemos Filho, 1º Vice-Presidente da ANAPE; Newton Jorge, presidente do Sindiproesp; e dos parlamentares Mauro Benevides (PMDB/CE), Lincoln Portela (PR/MG), Osmar Serraglio (PMDB/PR), Paulo Foletto (PSB/ES),  Jorge Silva (PROS/ES), Ricardo Izar (PSD/SP) e Vieira da Cunha (PDT/RS). Com informações da assessoria de imprensa da Anape.