Em 26/09, a visita monitorada foi à exposição do pintor Caravaggio

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Em 26/09 (quarta-feira), a pintura italiana barroca foi o tema da visita monitorada promovida pela Apesp. Em cartaz no Masp, a exposição \”Caravaggio e seus seguidores\”, tem como destaque as famosas telas \”Medusa Murtola\” (recentemente identificada como a \”Medusa original\”) e \”Retrato do Cardeal\” -expostas pela primeira vez fora da Itália. A mostra pode ser divida em três grandes blocos: trabalhos consagrados e conhecidos; novas descobertas; e obras \”problema\”, que ainda são objeto de estudo. \”Com curadoria de Fábio Magalhães no Brasil e Giorgio Leone na Itália, a exposição foi idealizada por Rossella Vodret, uma das principais autoridades em Caravaggio na Itália e chefe da Superintendência Especial para o Patrimônio Histórico, Artístico e Etnoantropológico e para o Pólo Museológico da Cidade de Roma (…) Caravaggio usava sua técnica para impressionar o espectador: temática do cotidiano italiano de sua época; formato ‘ao natural’ das figuras, à semelhança do espectador; a cena toda retratada em primeiro plano, para envolver emocionalmente quem a olha; fundo neutro ou escuro, destacando o tema representado, contrastando com o forte feixe de luz que iluminava o objeto principal da obra, evidenciando sua técnica do claro-escuro, que tornava tudo mais ‘real’, mais vivo. No MASP também poderão ser vistos 14 artistas que foram influenciados por Caravaggio. Conhecidos como caravaggescos, cada um deles, utilizava o chiaroscuro de uma maneira particular, de acordo com sua própria cultura (…)\”(fonte: www.masp.art.br).