Curso sobre a ópera Flauta Mágica

Apesp fará visita monitorada à exposição de Mira Schendel na Pinacoteca. Participe!
27 de agosto de 2014
PEC 82: ganha a sociedade, ganha a administração pública
3 de setembro de 2014

No próximo dia 23/09 (terça-feira), às 18h00, a Apesp oferecerá em sua sede administrativa (Rua Líbero Badaró, nº 377, 9º andar) um curso sobre a última ópera escrita por Wolfgang Amadeus Mozart: \"A Flauta Mágica - Testamento Político-Ideológico de W.A.Mozart\". A aula é ministrada por nosso colega aposentado Miranda Leão.

No próximo dia 23/09 (terça-feira), às 18h00, a Apesp oferecerá em sua sede administrativa (Rua Líbero Badaró, nº 377, 9º andar) um curso sobre a última ópera escrita por Wolfgang Amadeus Mozart: “A Flauta Mágica – Testamento Político-Ideológico de W.A.Mozart”. A aula é ministrada por nosso colega aposentado Miranda Leão e inclui a apresentação de trechos da ópera em DVD (legendados em português). A seguir, uma breve apresentação do conteúdo:

A Flauta Mágica – Testamento Político-Ideológico de W. A. Mozart

Última ópera escrita por Wolfgang Amadeus Mozart, é baseada em um libreto aparentemente simplório, por muitos considerado quase um folhetim, por outros chamada “ópera maçônica”, e também já transformada em peça infantil. No aspecto musical, é obra da maturidade, que exige alta qualidade dos intérpretes e contém algumas das mais populares melodias criadas pelo compositor austríaco, que, especialmente a partir do filme de Milos Forman (Amadeus), leva a fama de gênio, mas irresponsável e leviano.

A análise da Flauta Mágica feita por Miranda Leão, à luz do ambiente histórico e das circunstâncias em que veio à ribalta, mostra, ao contrário, um Mozart idealista e engajado, capaz, em conjunto com o libretista Emmanuel Schikaneder, de compor ao mesmo tempo uma das mais belas obras artísticas e um testamento político-ideológico que registra o engajamento dos autores frente à realidade da Áustria e da Europa do final do Século XVIII.

Os interessados em participar podem obter maiores informações pelo telefone (11) 3293-0800, com as funcionárias Fernanda (fbonifacio@apesp.org.br) ou Marlene (msardinha@apesp.org.br).