Apesp promoverá curso de degustação de vinhos

Em agradável festa de posse, procuradores prestigiam a nova diretoria da Apesp
7 de maio de 2012
Inscrição para a eleição dos representantes da Apesp nas Unidades da PGE termina hoje (18/05). Participe!
11 de maio de 2012

A Apesp promoverá na sede da Libero Badaró 377, 9º andar, nos dias 5, 12 e 19 de junho, às 19h30 para trinta participantes, novo curso de degustação de vinhos para iniciantes, ministrado por Aguinaldo Záckia Albert. Clique no link abaixo e conheça seu currículo.

O curso tem por objetivo a correta iniciação das pessoas no mundo da cultura do vinho e de sua degustação. Serão transmitidos os conceitos básicos da elaboração dos vinhos, técnicas de degustação, formação da memória olfativa e gustativa, introdução às principais regiões vinícolas do mundo, o serviço do vinho e sua harmonização com a comida.

O curso é totalmente apostilado e ministrado em data show, em três (3) aulas de aproximadamente duas (2) horas cada uma.

Ao final de cada aula será realizada uma degustação de vinhos de boa qualidade e de várias procedências, num total de 13 vinhos.

Atenção: a taxa de inscrição para o curso é de R$ 50,00. Maiores informações pelo telefone (11) 3293-0800, com Fernanda ou Marlene, responsáveis pela inscrição dos interessados, que se dará de 14 de maio a 1º de junho. São apenas 30 vagas.

Inscreva-se !

Conheça o conteúdo das aulas:

AULA I – Panorama do vinho no mercado mundial. Breve história do vinho.

A videira e as uvas viníferas. Os fatores que determinam a qualidade do vinho (as cepas, o solo, o clima e a vinificação). Os processos de vinificação: brancos, tintos, rosés , vinhos de sobremesa (fortificados, licorosos e de colheita tardia) e os vinhos espumantes (Champagnes, Proseccos, etc.).

A evolução do vinho: o afinamento em barricas e o envelhecimento em garrafas.

Degustação de 5 tipos de vinho.

AULA II – As Técnicas de Degustação: o exame visual, o exame olfativo e o exame gustativo do vinho. Os aromas e sabores do vinho e as características dos variados tipos de vinho. O preenchimento da ficha de degustação.

Degustação didática de 4 vinhos das principais regiões produtoras do mundo com preenchimento de ficha técnica.

AULA III – O Serviço do Vinho: escolha; compra; armazenamento, as temperaturas de serviço, a decantação, as taças adequadas, a ordem de serviço dos vinhos, a leitura dos rótulos, etc..

A Harmonização do Vinho com a Comida.

Degustação didática de 3 vinhos e a harmonização vinho/comida.

Marcia Junqueira Sallowicz Zanotti
Diretora Social e Cultural