Apesp promove reunião com representantes de carreiras típicas de Estado

Apesp divulga as teses paulistas aprovadas no Congresso Nacional de Procuradores em Foz do Iguaçu
19 de outubro de 2012
Balanço do Congresso Nacional de Procuradores do Estado em Foz do Iguaçu
24 de outubro de 2012

Em agradável almoço, realizado no dia 22/10, a Apesp reuniu em sua sede administrativa representantes de entidades de classe das carreiras típicas do Estado de São Paulo: Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública, Fiscais de Renda e Delegados de Polícia. A presidente Márcia Semer deu boas-vindas a todos, consignando a importância da união entre tais segmentos do funcionalismo paulista.

Teruo Massita, que  está em seu terceiro mandato como presidente da Associação dos Agentes Fiscais de Renda de São Paulo (Afresp), lembra que por ocasião da Reforma da Previdência a integração das carreiras de Estado foi muito profícua. “Temos que nos manter unidos em prol da defesa e da valorização dessas carreiras, buscando sempre pontos comuns de interesse”. O vice-presidente da Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadep) Bruno Diaz Napolitano defende a criação de uma pauta conjunta, até mesmo por existir mais convergências do que divergências. Bruno disse ainda que essa força política permitirá que alternativas já conquistadas por outras carreiras sejam alcançadas. Para Marilda Aparecida Pansonato Pinheiro, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), os problemas das carreiras típicas de Estado são comuns e que os pleitos buscam mais do que apenas um fortalecimento institucional: “buscamos na verdade um serviço de melhor qualidade para toda a sociedade”. Washington Epaminondas M. Barra, presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), consignou a importância da união tanto das entidades de classe quanto de seus membros para debater as reinvindicações das carreiras. O presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Roque Antonio Mesquita de Oliveira, disse que a união das carreiras típicas de Estado é muito importante nos dias atuais e que reuniões como a que foi promovida pela Apesp permitem uma produtiva troca de experiências.

A oportunidade do encontro promovido pela Apesp já gerou frutos importantes, entre os quais se destacam:  i) o agendamento de reuniões periódicas do grupo, com o 2º encontro já marcado para início de dezembro e a 1ª pauta de discussões definida: questões relativas ao trato das carreiras de Estado na SPPREV; ii) incremento ou ampliação dos convênios entre essas entidades de classe. Quanto a esse tópico, em breve a Apesp divulgará as novidades!

A diretoria da Apesp foi representada ainda por: José Cabral Granado, diretor financeiro; Marcia Zanotti, diretora social e cultural; Anna Candida Alves Pinto Serrano, diretora de previdência e convênios; Rafael Camargo Trida, diretor de comunicação; Sebastião Vilela Staut Jr., diretor de Assuntos Legislativos e Institucionais; Caio Cesar Guzzardi da Silva, diretor de Prerrogativas; Adriana Moresco, conselheira assessora.