APESP

 

 

 

 

Apesp elege mulher para presidência após 20 anos

 

A Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp) elegeu uma nova diretoria para a gestão do biênio 2010-2012. Pela primeira vez, em 20 anos de história, a entidade elegeu uma mulher na presidência. Com 379 votos, Marcia Barreta Fernandes Semer passa a ocupar o cargo mais alto da entidade. A posse está programada para o mês de abril.

 

A nova presidente afirmou que trabalhará para o fortalecimento da Advocacia Pública. “Os advogados públicos orientam juridicamente os negócios e atos do Estado, fazendo a defesa do Estado em juízo. Trata-se de carreira de Estado que integra o quadripé de carreiras jurídicas públicas, formado também pela magistratura federal e estadual, Ministério Público e Defensoria Pública, merecendo, em razão disso, tratamento igualitário”, afirma Marcia.

 

Vale lembrar que a procuradora Vanderli Volpini Rocha exerceu o cargo entre 1992 e 1994.

 

A disputa eleitoral tinha três chapas concorrentes, com um total de 45 candidatos para 857 votantes. A chapa "Independência em Ação" elegeu todos os seus candidatos para os cargos de diretoria. Seguem a lista de eleitos:

 

Presidente: Marcia M. Barreta Fernandes Semer

Vice-presidente: Zelmo Denari

Secretária-geral: Shirley Sanches Tomé

Diretora Financeira: Cristina de Freitas Cirenza

Diretora Social e Cultural: Márcia Junqueira S. Zanotti

Diretora de Previdência e Convênios: Ana Maria Bueno Piraino

Diretor de Patrimônio: José Carlos Cabral Granado

Diretor de Comunicações: Daniel Carmelo Pagliusi Rodrigues

Diretor de Assuntos Parlamentares: Thiago Luís Sombra

Conselho Assessor: José do Carmo Mendes Junior, Maria Clara Gozzoli e Maria Christina Tibiriçá

 

Fonte: Conjur, de 16/03/2010

 

 

 

 

 

 

PGE atua em parceria inédita com o Gaeco

  

A Procuradoria Geral do Estado (PGE), por meio da procuradora do Estado Silvia Vaz Domingues, atuante na Procuradoria Regional de Campinas (PR-5), foi admitida como assistente de acusação em processo criminal que apura crime contra a ordem tributária. O trabalho será feito em conjunto com os promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), criado em 1995 pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).

 

A medida foi adotada em virtude de cooperação técnica entre a PGE e o MPSP firmada com o objetivo de “possibilitar a troca permanente e imediata de informações que digam respeito à repressão à prática de ilícitos constitutivos de sonegação fiscal, bem como a eficiente cobrança do crédito tributário”. Em casos específicos e de grande repercussão para o Estado, conforme um parágrafo da cláusula segunda do termo de cooperação técnica, a PGE pode atuar como assistente de acusação no Processo Penal.

 

De acordo com Mara Regina Castilho Reinauer Ong, procuradora do Estado assessora da Subprocuradoria Geral do Estado da Área do Contencioso Tributário-Fiscal, as empresas envolvidas no processo criminal são contumazes devedoras do Estado de São Paulo e, segundo indícios apresentados, praticam atos de evasão fiscal.

 

A PGE entrará com pedido de quebra de sigilo fiscal e bancário das empresas denunciadas, podendo, em seguida, já prosseguir contra os sócios em face dos indícios da gravidade da denúncia.

 

A iniciativa representada pela parceria é pioneira na história da PGE e faz parte dos projetos da Subprocuradoria Geral do Estado da Área do Contencioso Tributário-Fiscal para recuperação de ativos tributários. “É um grande desafio, que implicará a quebra de paradigmas de atuação dos procuradores que atuam no Contencioso Tributário-Fiscal”, analisa a procuradora Mara Regina Castilho Reinauer Ong.

 

Fonte: site da PGE SP, de 15/03/2010

 

 

 

 

 

 

PGE inicia campanha de doação de livros

  

Na edição de março do informativo eletrônico Conexão PGE, foi lançada uma campanha de doação de livros para a biblioteca do Centro de Estudos (CE) da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Além de receber doações de procuradores e outros interessados, o CE já está negociando com as principais editoras jurídicas para obter doações ao acervo.

 

A biblioteca possui diversos materiais de consulta e pesquisas jurídicas, que são solicitados por meio eletrônico, telefônico ou pessoalmente pelos profissionais do Direito. Os temas mais procurados são Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Público, Direito Tributário e Direito Processual Civil.

 

Segundo José Luiz Souza de Moraes, procurador do Estado assistente do Centro de Estudos, “a campanha visa a impulsionar o crescimento do acervo e possibilitar a atualização da biblioteca central e das regionais, além de acrescentar obras não mais disponíveis no mercado editorial”.

 

O CE publicará uma relação das obras doadas, bem como o nome de seus doadores, como forma de agradecimento e estímulo para novas colaborações. Até agora, as doações por procuradores e instituições já passaram de 100 volumes. Os interessados em fazer doações devem entrar em contato com a Diretoria Técnica de Serviço de Biblioteca e Documentação da PGE, pelo telefone (11) 3286-7053 ou pelo Notes holiveria@sp.gov.br.

 

Fonte: site da PGE SP, de 15/03/2010

 

 

 

 

 

Comunicado do Centro de Estudos

 

O Procurador do Estado Chefe do Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado, por determinação do Procurador Geral do Estado, CONVOCA os Servidores abaixo relacionados

a participar do Curso de Gestão Orçamentária e Financeira. As aulas terão início nos dias 18 e 19/03 - período integral (16hs/aula); 25 e 26/03 - período integral (16hs/aula); 01/04 (8hs/aula), na FAZESP, localizada na Rua do Carmo, sala 1.

 

Guiomar Agnelli Coelho

Márcia da Rocha Bue

 

O Procurador do Estado Chefe do Centro de Estudos comunica que estão abertas 6 vagas aos Procuradores da Procuradoria Geral do Estado para o 8º Congresso Internacional de Direito Constitucional - Federalismo e Separação dos Poderes: Avanços e Retrocessos, promovido pela Escola Brasileira de Estudos Constitucionais-EBEC.

 

Local: Centro de Convenções de Natal - RN – Auditório

Morton Mariz

Data: 29, 30 de abril e 1º de maio de 2010.

Conforme, programação abaixo.

 

Receberemos as inscrições até o dia 22 de março de 2010 No caso do número de interessados superar o número de vagas disponíveis, será procedida a escolha por sorteio.

Os Procuradores do Estado da Procuradoria Geral do Estado, se for o caso, receberão diárias e reembolso das despesas de transporte terrestre, nos termos da resolução PGE nº 59, de

31.01.2001 e Decreto nº 48.292, de 02.12.2003.

 

Serão conferidos certificados a quem registrar presença.

29 de abril (quinta-feira)

14h00 - Início do credenciamento e entrega de material

18h00 às 18h30 - Abertura oficial

18h30 às 21h30 - Conferências de abertura

1ª-Conferência

CELSO ANTONIO BANDEIRA DE MELO (SP) Tema: O poder normativo do Executivo no Brasil

2ª-Conferência

JORGE MIRANDA (Portugal) Tema: “Constituição, cidadania e política”

3ª-Conferência

LUÍS ROBERTO BARROSO (RJ) Tema: Federalismo e separação dos poderes: avanços e retrocessos

30 de abril (sexta-feira)

08h30 às 09h50 - Painel I

DIRLEY DA CUNHA JR (BA) - Tema: Separação ou cooperação entre os órgãos do poder no exercício das funções estatais destinadas a concretizar os objetivos fundamentais do art. 3º da CF/88?

MARCELO NOVELINO (RJ) - Tema: A separação dos poderes na perspectiva do constitucionalismo contemporâneo 09h50 às 10h00 - Intervalo e sessão de autógrafos

10h00 às 12h00 - Painel II

DANIEL SARMENTO (RJ) - Tema: Separação dos poderes e judicialização da política

LEONARDO MARTINS (RN) - Tema: Discricionariedade jurisdicional: fundamentos e limites constitucionais

MARCELO LABANCA (PE) - Tema: A construção da Federação pela Jurisdição Constitucional: o caso do princípio da simetria.

12h00 às 14h00 - Sessão de autógrafos e intervalo para almoço

14h00 às 15h00 - 1ª Conferência

MARK TUSHNET (EUA) - Tema: “Novas formas do controle de constitucionalidade e a persistência dos direitos”

15h00 às 16h00-2ª-Conferência

- ANTOINE JEAMMAUD (FRANÇA) - Tema: “A divulgação da referência às normas constitucionais na regulamentação

das relações privadas”

16h00 às 16h10 - Intervalo e sessão de autógrafos

16h10 às 17h30 - Painel III

PEDRO LENZA (SP) - Tema: “Constituição e autonomia municipal” FABIANO MENDONÇA (RN) - Tema: O direito fundamental de acesso às políticas públicas como limite aos poderes do Estado

17h30 às 17h40 - Intervalo e sessão de autógrafos

17h40 às 18h30 - 3ª Conferência

PETER HÄBERLE (ALEMANHA) - Tema: “A separação dos poderes no Estado Constitucional”

1º de maio (sábado)

08h20 às 09h40 - Painel I

FRANCISCO BALAGUER CALLEJON (ESPANHA) - Tema: “A divisão territorial do poder em um contexto supranacional. O exemplo da Espanha na União Européia”

INGO SARLET (RS) - Tema: “O papel do STF como Corte Constitucional e os efeitos das suas decisões”

09h40 às 09h50 - Intervalo e sessão de autógrafos

09h50 às 11h50 - Painel II

PAULO ROBERTO BARBOSA RAMOS - Tema: “O papel do Poder Legislativo frente ao Poder Executivo”

ANDRÉ RAMOS TAVARES (SP) - Tema: O Condomínio legislativo no Brasil

ALEXANDRE DE MORAES - Tema: “A concretização de direitos

pelo Poder Executivo”

11h50 às 14h00 - Sessão de autógrafos e intervalo para almoço

14h00 às 15h00 - 1ª Conferência

PAOLO RIDOLA (ITÁLIA) - Tema: “Separação dos poderes e descentralização entre cooperação e concorrência na perspectiva Européia”

15h00 às 16h00 - 2ª Conferência

LÊNIO STRECK (RS) - Tema: Judicialização, ativismo e democracia:

um balanço necessário

16h00 às 16h10 - Intervalo e sessão de autógrafos

16h10 às 17h30 - Painel III

LUIZ ALBERTO DAVID ARAÚJO (SP) - Tema: Poder Judiciário e controle de constitucionalidade: avanços e retrocessos

NELSON NERY JR (SP) - Tema: “Análise crítica do Poder Judiciário Brasileiro”

17h30 às 17h40 - Intervalo e sessão de autógrafos

17h40 às 18h40 - Conferência de encerramento

CARMEN LÚCIA ANTUNES ROCHA - Tema: “A Federação na jurisprudência do STF

 

Fonte: D.O.E, Caderno Executivo I, seção PGE, de 16/03/2010