APESP

 

 

 

 

Anape participa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção do Ministério da Justiça

Nesse ano de 2010 a ANAPE irá participar da ENCCLA. A ENCCLA é uma estratégia nacional de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, sua gestão é realizada pelo Ministério da Justiça. Fazem parte da ENCCLA diversos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, bem como entidades de classe.

 

Durante este ano de 2010 a ANAPE participará de diversas reuniões junto a órgãos federais em Brasília com o objetivo de implementar algumas das ações traçadas em reunião plenária ocorrida no fim do ano passado. As ações da ENCCLA 2010 que contarão com a participação da ANAPE são as seguintes:

 

- Retomar a análise do anteprojeto de lei sobre de Extinção de Domínio.

 

- Acompanhar a tramitação dos Projetos existentes sobre a LC 105/2001 (que versa sobre sigilo bancário), bem como resgatar o anteprojeto de autoria da ENCCLA (confeccionado em atenção à Meta 01 – ENCCLA 2008)

 

- Analisar as relações existentes entre os crimes contra a ordem tributária e a corrupção e lavagem de dinheiro.

 

- Analisar os PLs que tratam sobre BINGOS e JOGOS ELETRÔNICOS.

 

- Analisar a regulamentação do fluxo financeiro envolvendo instituições offshore.

 

- Analisar a corrupção associada a serviços terceirizados no âmbito estadual.

 

- Analisar os riscos de corrupção nas licitações e contratações de obras e serviços vinculados à Copa 2014 e às Olimpíadas de 2016, com ênfase na formação de cartéis.

 

- Analisar os pontos de fragilidade e vulnerabilidades nas transferências voluntárias.

 

O representante dos Procuradores e da Anape no grupo é o Procurador do Distrito Federal, dr. Rafael Santos de Barros.

 

Fonte: site da Anape, de 12/01/2010

 

 

 

 



Defensoria pede solução imediata de problemas após chuvas na Várzea do Tietê

 

A Defensoria Pública de São Paulo entrou com ação civil pública, nesta terça-feira (12/1), com pedido de liminar para que a Prefeitura da Capital e o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) sejam obrigadas a realizar os serviços necessários para garantia da vida e saúde dos moradores dos bairros que sofrem com alagamentos na região da Várzea do Tietê.

 

A defensoria, por seu Núcleo de Habitação e Urbanismo, pede também a suspensão das remoções até que a intervenção nos bairros para construção do Parque Linear da Várzea do Tietê seja discutida com os moradores. A ação foi proposta no Fórum da Fazenda Pública da Capital.

 

Entre os serviços pedidos estão a manutenção das motobombas em período integral para drenagem das águas pluviais, a limpeza das bocas-de-lobo, dos poços de visita, das galerias pluviais e dos córregos próximos ao Jardim Romano, Chácara Três Meninas, Vila das Flores, Jardim São Martinho, Vila Aimoré e Vila Itaim. Também pedem a realização de varrição nos mesmos bairros e “a fiscalização para impedir o sistema cruzado de esgotamento sanitário no sistema de drenagem urbana, com a adoção das medidas cabíveis para a melhoria do serviço”.

 

A defensoria pede, ainda, a imediata suspensão da remoção dos moradores e da demolição das casas atingidas, exceto daquelas famílias cujas habitações construídas às margens do rio Tietê estejam em situação de risco por instabilidade do solo provocada pela inundação do rio. Os pedidos baseiam-se na Constituição Federal e na legislação federal e municipal, como a Lei de Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico, o Estatuto da Cidade e o Plano Diretor.

 

Segundo a defensoria, desde o alagamento da região, e após ser procurada por moradores dos bairros afetados, pedidos de providências vem sendo feitos aos órgãos do Município de São Paulo para que sejam garantidos os direitos à saúde e moradia, entre outros, das famílias. No último dia 28 de dezembro, a defensoria pediu informações para os órgãos da Prefeitura no prazo de dez dias, recomendando a realização de diversos serviços e a suspensão das remoções.

 

“Algumas poucas medidas foram tomadas, mas não houve uma solução definitiva e os alagamentos persistem, colocando em risco a saúde e a vida dos moradores dos bairros. Assim, não houve outra alternativa, a não ser a propositura da ação”, afirmam os defensores públicos Carlos Henrique Loureiro e Bruno Miragaia, coordenadores do Núcleo de Habitação e Urbanismo da Defensoria, que acompanham o caso desde o início e assinam a ação.

 

Fonte: Última Instância, de 13/01/2010

 


 



Prazo do IPVA é ampliado após falha de sistema

 

Os proprietários de veículos com placa final 1, 2 e 3 terão novo prazo para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto ou parcelado. A decisão foi tomada pela Secretaria da Fazenda de São Paulo após os problemas constatados no sistema de pagamento, que prejudicaram quem tentou quitar o tributo nos últimos dois dias.

 

Agora, o pagamento poderá ser realizado sem prejuízo entre os dias 22 e 26 de janeiro, quando os contribuintes poderão parcelar o valor em três vezes ou quitá-lo à vista ? com desconto de 3%. Para os demais veículos, vale o prazo original: placas com final 4 vencem hoje, as de final 5, amanhã, e assim por diante, pelos próximos dias úteis.

 

LENTIDÃO

 

O problema no pagamento do tributo foi causado pelo excesso de solicitações, no horário bancário, ao sistema da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), responsável pelos dados relativos ao IPVA paulista. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o sistema oscilou diversas vezes ontem e anteontem, chegando até a ficar inacessível por alguns momentos. Os transtornos foram maiores entre 10 horas e 12 horas, logo após a abertura dos bancos no Estado.

 

O diretor-presidente da Probesp, Mário Bandeira, negou que a situação tenha sido causada por falta de planejamento ou falha na infraestrutura do órgão. "Houve um pico muito grande de pessoas acessando ao mesmo tempo, e isso tem um grau de imprevisibilidade alto", explicou. Segundo ele, é recomendável que quem ainda não pagou o imposto procure fazê-lo pela internet ou pelos caixas eletrônicos fora do horário bancário, para evitar nova lentidão no sistema. "Recomendamos fugir das horas de grande concentração. Eu, por exemplo, paguei às 8h19 via internet e não tive problemas", disse.

 

Bandeira afirmou também que não há expectativa de que novos atrasos aconteçam nos próximos dias. "Temos uma equipe monitorando o sistema 24 horas e fazendo a coordenação com os bancos", disse o diretor. Essa estratégia consiste em acumular pagamentos nas instituições bancárias nos horários de pico para serem processados depois pelo Prodesp, quando o sistema estiver menos sobrecarregado.

 

Além disso, cerca de 20% dos contribuintes cujas datas de vencimento ainda não chegaram já efetuaram pagamento adiantado. "Agora, é provável que o fluxo comece a diminuir e o sistema não tenha mais problemas", avaliou Bandeira.

 

Fonte: Estado de S. Paulo, de 13/01/2010

 

 

 

 


Comunicado Conselho da PGE

 

PAUTA DA 2ª SESSÃO ORDINÁRIA-BIÊNIO 2009/2010

DATA DA REALIZAÇÃO: 14/01/2010

HORA DO EXPEDIENTE

I - LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO ANTERIOR

II - COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA

III - RELATOS DA DIRETORIA

IV - MOMENTO DO PROCURADOR

V - MOMENTO VIRTUAL DO PROCURADOR

VI - MANIFESTAÇÕES DOS CONSELHEIROS SOBRE ASSUNTOS DIVERSOS

ORDEM DO DIA

PROCESSO: GDOC 18575-652317/2004

INTERESSADO:CONSELHO DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO

LOCALIDADE: SÃO PAULO

ASSUNTO: REGULAMENTA A REALIZAÇÃO DO CONCURSO DE PROMOÇÃO NA CARREIRA DE PROCURADOR DO ESTADO, NOS TERMOS DA LEGISLAÇÃO VIGENTE.

RELATOR: Conselheiro Antonio Augusto Bennini

 

Fonte: D.O.E, Caderno Executivo I, seção PGE, de 13/01/2010