APESP

 

 

 

 

 

Justiça manda suspender Expresso Aeroporto e trem de Guarulhos

 

A Justiça de Guarulhos, na Grande São Paulo, determinou ontem a imediata paralisação de "toda e qualquer obra" relacionada aos projetos do Expresso Aeroporto e do trem de Guarulhos. Na ação civil pública protocolada em maio pelo Ministério Público Estadual, o promotor Ricardo Manuel Castro apontava falhas no Estudo e no Relatório de Impacto Ambiental (Eia-Rima) apresentados pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para a obtenção da licença ambiental da obra.

 

O governo do Estado considera a ligação férrea entre a capital e o Aeroporto Internacional de Cumbica estratégica para atender à crescente demanda de passageiros do setor aéreo e, principalmente, absorver o fluxo de turistas durante a Copa do Mundo de 2014. O projeto prevê o funcionamento compartilhado de duas linhas, num traçado de 28,1 quilômetros - uma ligando a capital paulista ao conjunto habitacional do Parque Cecap, em Guarulhos, e outra entre a Estação da Luz, no centro de São Paulo, e o terminal de passageiros de Cumbica, sem estações intermediárias e com intervalo fixo de 15 minutos.

 

O primeiro Eia-Rima da obra já havia sido rejeitado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Na ocasião, técnicos detectaram deficiências que não permitiam a análise da viabilidade ambiental do empreendimento. Um novo Eia-Rima foi apresentado pela CPTM e, em 14 de abril deste ano, o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) expediu a licença ambiental prévia da obra.

 

Mas, para o promotor, o segundo Eia-Rima apresenta as mesmas falhas do anterior e, portanto, "é nulo de pleno direito". A avaliação do MPE é baseada em aparecer assinado pelo geógrafo Denis Dorighello Tomás. "Da leitura e análise deste segundo estudo (...), apreende-se que persistem as mesmas insuficiências apontadas no parecer técnico do órgão ambiental competente referente ao primeiro estudo", diz o parecer do geógrafo. O promotor destacou que o Eia-Rima não descreve, por exemplo, "as intervenções relacionadas às áreas e localização dos canteiros de obras; remanejamento de linhas; implantação do Centro de Controle Operacional e implantação das oficinas de trens do Expresso do Aeroporto".

 

Castro também classificou de "simplórias e generalistas" as informações sobre os impactos da obra na Área de Proteção Ambiental (APA) da Várzea do Tietê, onde está o Parque Ecológico do Tietê. E criticou as análises sobre eventuais riscos à estrutura da Estação da Luz, tombada pelo Patrimônio Histórico. "Limita-se o estudo ambiental a explanar que a estação inicial do Expresso Aeroporto será construída em área atualmente ocupada por oficina de trens da CPTM e que, em razão disso, os impactos serão mínimos", destacou. "Esquece-se o estudo que desenhos de layout da estação apresentados em seu bojo mostram intervenções no sistema viário desta região e intervenções no espaço urbano atual." A CPTM pode recorrer da decisão liminar.

 

O MPE aguarda o resultado do pedido de suspensão da construção do terceiro terminal de passageiros de Cumbica. Assim como no caso do Expresso Aeroporto e do trem de Guarulhos, o promotor Castro e o procurador Matheus Baraldi Magnani encontraram "falhas e vícios insanáveis" no Eia-Rima apresentado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para obter licença ambiental.

 

Fonte: Estado de S. Paulo, de 29/07/2009

 

 

 

 

 

Estado dará brindes da lei antifumo

 

O governo do Estado de São Paulo vai distribuir 810 mil brindes na capital para promover a lei antifumo - a norma entra em vigor no dia 7. A licitação para compra de pen drives, porta-retratos, balões coloridos e lixeiras para veículos deve passar de R$ 1,5 milhão, mas não há previsão exata de custos. O pregão foi marcado para a mesma data de vigência da nova legislação.

 

A distribuição dos materiais será realizada entre agosto e dezembro. O cumprimento do cronograma, no entanto, depende do andamento do processo de contratação. A aquisição de brindes extras para o interior também não está descartada.

 

Na capital, serão dez locais de divulgação, como estações de metrô, parques, bares e restaurantes. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o dinheiro para bancar os brindes sairá dos recursos destinados à publicidade da pasta - R$ 20 milhões. O valor total da campanha não foi informado.

 

O diretor do Departamento de Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing, Emmanuel Publio Dias, diz que a medida é uma "estratégia clássica". "A distribuição de produtos é tradicional e é muito utilizada em campanhas de mudança de atitude (como a lei antifumo)."

 

O fato de os produtos não terem relação com a causa não provoca estranhamento, afirma Dias. "Precisa ser adequado ao público ao qual se destina, não necessariamente à causa (antitabagismo)." Como exemplo, cita campanha de venda de camiseta contra câncer de mama.

 

O governo vai adquirir no mesmo contrato 3 milhões de gibis, para distribuir em escolas, e 1,6 milhão de folders, folhetos, adesivos e displays com ventosas (para colar em vidro de carro). Serão comprados 10 mil cartazes e 12 balões gigantes.

 

ELEITOREIRO

 

Embora o governador José Serra (PSDB) seja cogitado como candidato a presidente, a Secretaria refuta interesse eleitoreiro. Alberto Rollo, advogado especializado em direito eleitoral, afirma não haver ilegalidade. "Hoje, a distribuição de brindes da lei antifumo não caracteriza irregularidade. Mas um candidato não poderá associar seu nome ou legenda à logomarca ou aos dizeres da campanha", explica.

 

Fonte: Estado de S. Paulo, de 29/07/2009

 

 

 

 


Justiça paulista recebeu 434 mil novos processos em junho

  

A Justiça de São Paulo recebeu 434 mil novos processos em junho passado. Os dados referem-se às áreas Cível, Criminal, Infância e Juventude, Execução Fiscal e juizados cíveis e criminais. A estatística mostra que mais de 18 milhões (18.238.599) de processos estão em andamento em São Paulo.

No período foram registradas cerca de 362 mil sentenças e realizadas 133 mil audiências, além de cumpridas 74 mil precatórias.

 

O Tribunal do Júri realizou 620 sessões. Foram efetivadas 393 adoções, das quais 383 por brasileiros e 10 por estrangeiros.

Houve cerca de 14,2 mil acordos nos juizados especiais cíveis. Desse total, 6,4 mil foram feitos por conciliadores e 3 mil por juízes em audiências. O restante são acordos extrajudiciais comunicados ao juízo, num total de 4,6 mil.

 

 Foram registradas 11.916 execuções de títulos extrajudiciais e nos juizados especiais criminais foram oferecidas 1.568 denúncias, das quais 1.467 recebidas e apenas 101 foram rejeitadas. No mesmo mês, foram efetuados 24.022 atendimentos e orientações a causas de fora da competência dos juizados especiais cíveis.

 

Nos juizados informais de conciliação, foram recebidas 2.203 reclamações. Foram obtidos 1.119 acordos, sendo 297 extrajudiciais, 721 obtidos por conciliadores e 297 por juízes em audiências.

 

Fonte: site do TJ SP, de 28/07/2009

 

 

 

 


 

STF faz primeira reunião por videoconferência com tribunais

 

O STF (Supremo Tribunal Federal) realizou nesta segunda-feira (27/7) a primeira reunião entre tribunais por meio de videoconferência. O encontro virtual, presidido pelo ministro Gilmar Mendes, teve a participação dos presidentes dos TRFs (Tribunais Regionais Federais) da 1ª, 2ª, 4ª e 5ª Regiões e do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro). Mendes considerou o teste um êxito e destacou o novo meio de comunicação entre os tribunais.

 

Durante a reunião, o presidente do STF falou sobre as vantagens da utilização da videoconferência na Justiça brasileira, entre elas, evitar o custo com deslocamentos, além de permitir reuniões emergenciais. Por meio da videoconferência, o Supremo também poderá conhecer assuntos que apresentem carga excessiva de processos nos tribunais em todo país a fim de dar prioridade a determinados julgamentos que possam descongestionar a Justiça, por exemplo nos casos que envolvam o filtro da Repercussão Geral.

 

A videoconferência ocorreu por meio da rede do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que já interliga a Justiça de todo o país via fibra ótica. O equipamento permite até seis acessos simultâneos e também será utilizado pelas secretarias dos tribunais. Testes estabelecerão o aprimoramento da ferramenta que poderá ser ampliada futuramente.

 

Além de ressaltar que a videoconferência é um veículo adequado de comunicação entre os presidentes e as secretarias dos tribunais, o ministro Gilmar Mendes falou sobre a importância da mediação, considerando que esta facilitará a administração da Justiça. Também destacou o papel da conciliação como forma de resolver o acúmulo de processos. “Desejamos que 2009 seja o ano da conciliação”, disse.

 

Mendes disse que com a realização do mutirão do Júri o processo criminal será priorizado, evitando prisões preventivas por tempo indeterminado, sem que haja julgamento com condenação em definitivo. O presidente destacou ainda os mecanismos da súmula vinculante e da repercussão geral e o objetivo da Justiça de fixar prazo de duração de um processo.

 

Fonte: site Última Instância, de 28/07/2009

 

 

 

 

Conselho da PGE

 

Pauta da 28ª Sessão Ordinária-Biênio 2009/2010

Data da Realização: 30/07/2009

Hora do Expediente

I - Leitura e Aprovação da Ata da Sessão Anterior

II - Comunicações da Presidência

III - Relatos da Diretoria

Iv - Momento do Procurador

V - Momento Virtual do Procurador

VI - Manifestações dos Conselheiros Sobre Assuntos

Diversos

Ordem do Dia

Processo: GDOC 18575-414529/2007 - GPGE 266/2007 -

CPGE 3488/2007 -

Interessado: Márcio Coimbra Massei

Assunto: Criação de medidas saneadoras com relação aos serviços prestados por estagiários, na consultoria e contencioso

Relatora: Conselheira Cristina Margarete Wagner

Mastrobuono

Processo: GDOC 18487-147744/2009

Interessado: Estagiários de Direito da PGE - Regional de Sorocaba - PR-4

Assunto: Solicitação de concessão de auxílio transporte e revisão da resolução PGE n. 3, de 18/01/2008

Relatora: Conselheira Cristina Margarete Wagner

Mastrobuono

 

Fonte: D.O.E, Caderno Executivo I, seção PGE, de 29/07/2009